Cultura

Trilhas da Cultura: Masterclass de Edição e Montagem para Cinema com Natara Ney

O ciclo de masterclasses do Trilhas da Cultura – Programa de Formação, Capacitação Técnica e Qualificação Profissional para o Segmento Audiovisual do Espírito Santo chega ao fim com uma aula especial sobre Edição e Montagem para o Cinema. A cineasta pernambucana Natara Ney, referência no campo da montagem cinematográfica, será a responsável pela formação, marcada para o dia 5 de maio, às 18 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória.

A masterclass, que havia sido inicialmente agendada para o início de abril, tem a proposta de compartilhar a experiência de Natara Ney, uma profissional com uma trajetória de destaque no cinema brasileiro, tanto na montagem de filmes premiados como na direção de documentários impactantes. A atividade é uma realização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal.

As inscrições para a masterclass foram reabertas e continuam gratuitas, podendo ser realizadas através do Mapa Cultural ES (mapa.cultura.es.gov.br). Os participantes que já haviam se inscrito, e que desejam participar da formação na nova data, têm sua vaga garantida.

Com uma carreira consolidada, Natara Ney, que se radicou no Rio de Janeiro desde 1993, tem no currículo colaborações em filmes e documentários que dialogam com questões sociais, culturais e políticas. Entre os trabalhos mais conhecidos em que atuou como montadora, destacam-se a adaptação cinematográfica de Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman, além dos documentários Divinas Divas, de Leandra Leal, e O Mistério do Samba, de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor. Em muitos desses projetos, Natara também assinou os roteiros.

Além disso, a cineasta é responsável pela direção do aclamado documentário Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem e tem uma sólida parceria com Lírio Ferreira, com quem roteirizou, dirigiu e montou o documentário Cafi. Recentemente, seu trabalho na direção do documentário Elza Infinita, co-dirigido por Erika Candido, foi destacado no New York Film Festival.

A masterclass com Natara Ney é parte da nova etapa do Trilhas da Cultura, que oferece dez cursos de formação nas áreas de Criação, Direção Audiovisual, Foto, Som e Arte, Produção, Finalização e Pós-Produção. Os cursos terão a duração de 60 horas e começaram no dia 5 de maio.

A iniciativa, que visa fortalecer o setor audiovisual do Espírito Santo, ainda oferece uma ajuda de custo de R$600 para os 200 alunos que se inscreveram nos cursos, com repasses em três parcelas, desde que os alunos cumpram uma frequência mínima de 80% das aulas. Esses participantes também terão direito ao certificado de conclusão.

O programa Trilhas da Cultura ainda garante vagas especiais para grupos historicamente marginalizados. Serão reservados 20% das vagas para pessoas negras, 10% para pessoas indígenas, 30% para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ e 10% para pessoas residentes em territórios atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Ao todo, o programa oferece 250 vagas em suas diversas formações, e segue como uma iniciativa crucial para o fortalecimento do audiovisual no Estado, capacitando profissionais para o mercado e ampliando as oportunidades no setor cultural.

Leia também