Cidade

Fé e Devoção Iluminam o Convento da Penha em Noite Inédita de Oração do Terço

Na noite desta terça-feira (22), o Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, foi palco de uma manifestação inédita de fé e espiritualidade. Pela primeira vez, o tradicional “Toda Terça tem Terço” integrou oficialmente a programação da Festa da Penha, reunindo centenas de fiéis em uma celebração marcada por oração, música e profundo sentimento franciscano.

Conduzida pelos frades franciscanos Frei Paulo César e Frei Jorge Lázaro, junto à Fraternidade Franciscana do Convento, a oração do terço emocionou os presentes em um ambiente de luz e silêncio contemplativo. Com velas nas mãos e corações voltados para o céu, os devotos meditaram os mistérios da vida de Jesus e de Maria, criando uma atmosfera de união e esperança sob a noite estrelada do Espírito Santo.

Durante o terço, foram acolhidas intenções de oração vindas de várias partes do Brasil, revelando a força da devoção a Nossa Senhora da Penha que ultrapassa fronteiras geográficas. “Viemos aqui para encontrar a paz, e com certeza a encontramos”, afirmou Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha, resumindo o sentimento coletivo que pairava sobre o Campinho.

A celebração faz parte da 455ª edição da Festa da Penha, que neste ano tem como tema “Com Maria, peregrinos da esperança”. Em sintonia com o Jubileu da Igreja Católica, a festa convida os fiéis a redescobrirem e difundirem a esperança em meio aos desafios do mundo contemporâneo.

Desde o início da programação, no último dia 19, com a instalação do terço gigante, já foram realizadas dezenas de celebrações religiosas. Até o encerramento, em 28 de abril, estão previstas mais de 50 missas e 14 romarias, com a expectativa de atrair milhares de devotos, consolidando o evento como o maior do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil em expressão religiosa.

Leia também