Gastronomia

Feira em Cariacica valoriza cultura e sabores capixabas

Terceira edição do evento acontece de 1º a 4 de maio no Shopping Moxuara, destacando sabores e talentos do Espírito Santo com entrada gratuita.

A cidade de Cariacica se prepara para receber um dos eventos mais esperados do calendário cultural e gastronômico capixaba: a 3ª Feira de Agroindústria & Artesanato de Cariacica, que acontece entre os dias 1º e 4 de maio, no 4º andar do Shopping Moxuara. Gratuito e aberto ao público, o evento promete reunir o melhor da produção artesanal, agroindustrial e cultural do Espírito Santo durante o feriadão do Dia do Trabalho.

A feira é uma realização com apoio do Sebrae-ES, Aderes, Governo do Estado do Espírito Santo e Sistema OCB, e tem como objetivo principal valorizar os produtores locais e suas raízes. “Queremos que os capixabas e visitantes de outras regiões conheçam a riqueza e a identidade dos nossos produtos. É um espaço para dar visibilidade a quem faz a cultura capixaba acontecer”, afirma o organizador Ademir Dadalto.

Com funcionamento das 12h às 22h (quinta a sábado) e 10h às 18h no domingo, a feira traz uma verdadeira imersão nos sabores locais. Destaque para os embutidos artesanais — como linguiças, salames e o tradicional socol — além de queijos finos, cafés especiais, derivados do leite e a cachaça capixaba, todos produzidos por empreendedores do estado.

O evento também contará com espaços temáticos, como o Espaço Cultural, Espaço Garden, praça de alimentação e uma exposição de artesanato e agroindústria, com produtos já reconhecidos até em nível nacional.

De acordo com o Incaper, o Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil, responsável por 22% da produção nacional. Na produção de cachaça, o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional, com mais de 600 estabelecimentos registrados, segundo o Ministério da Agricultura. Cariacica, em especial, se consolida como um polo na produção de embutidos artesanais, com técnicas tradicionais que encantam paladares e fortalecem a economia local.

Além da gastronomia, a programação cultural é um dos grandes atrativos da feira. O palco montado no espaço do evento receberá apresentações musicais e grupos folclóricos que representam a diversidade cultural do estado. Já estão confirmados nomes como Emerson Tesch, Tony da Viola, Carlos Brito, Banda The Old Brothers e Tiago e Rodolfo, além de grupos de dança tradicionais como o Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, o Grupo Folklorístico Fiori D’Amore, o Gruppo Piccinini dei Monti e os Brasil Tambores.

Leia também