Cultura

Sesi alcança 88% de aprovação no Brasil, destacando educação e saúde

Pesquisa Quaest revela que respeito, satisfação e admiração são os sentimentos predominantes em relação ao Sesi, destacando suas contribuições em educação, esporte e saúde do trabalhador

O Serviço Social da Indústria (Sesi) continua sendo uma das instituições mais bem avaliadas do Brasil, com 88% de aprovação entre os brasileiros que afirmam conhecê-lo. Os dados são resultado de uma pesquisa realizada pela Quaest, encomendada pelo Conselho Nacional do Sesi, que ouviu 12.700 pessoas de todas as regiões do país entre 23 de setembro e 21 de outubro de 2024.

Segundo o levantamento, o Sesi é conhecido por 91% da população brasileira. Desses, a maioria expressa sentimentos de “respeito” (27%), “satisfação” (23%) e “admiração” (21%) em relação à instituição. A avaliação positiva é atribuída principalmente à qualidade dos serviços prestados, ao impacto direto na vida das pessoas, ao compromisso social e à geração de oportunidades.

Fausto Augusto Junior, presidente do Conselho Nacional do Sesi, destaca a importância dos resultados da pesquisa: “A pesquisa nos mostrou que os brasileiros que conhecem a instituição possuem uma visão favorável sobre as contribuições do Sesi. Devemos continuar trabalhando para que as pessoas conheçam cada vez mais o trabalho da instituição, para que continue crescendo esta percepção de valor da maior parte da sociedade brasileira”, afirma.

A Educação se destaca como a área de maior reconhecimento entre os entrevistados, com 87% dos participantes afirmando conhecer a atuação do Sesi nesse setor. De acordo com a pesquisa, 96% dos entrevistados concordam que o Sesi tem uma contribuição significativa para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o acesso ao ensino superior. A Educação Regular (92%), a EJA (92%) e a Robótica Educacional (81%) são as modalidades mais lembradas pelos brasileiros. Além disso, 23% dos entrevistados que conhecem a atuação educacional do Sesi já participaram da Educação Regular ou da EJA, enquanto 15% tiveram contato com a Robótica.

Wisley Pereira, superintendente de Educação do Sesi, reforça o compromisso da instituição com uma educação acessível e de qualidade: “O Sesi tem um compromisso sólido com a educação de qualidade e acessível, seja no ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Robótica Educacional. Os resultados dessa pesquisa reforçam que nosso impacto é reconhecido pela sociedade, e seguimos inovando para oferecer oportunidades que transformam vidas, preparando alunos para o futuro do trabalho e para o ingresso no ensino superior.”

A pesquisa também revelou a forte atuação do Sesi em outras áreas essenciais, como a Saúde e a Segurança no Trabalho. A atuação do Sesi em Segurança e Saúde do Trabalho é reconhecida por 64% dos entrevistados, dos quais 97% consideram que a instituição contribui para a melhoria da qualidade e produtividade do trabalhador industrial, além de ajudar a reduzir acidentes de trabalho.

Flávio Rodrigues, gerente executivo do Sesi Saúde e Segurança na Indústria do Espírito Santo, destaca o impacto positivo da instituição neste setor: “A saúde e a segurança no trabalho são pilares fundamentais para a qualidade de vida dos trabalhadores e para a competitividade da indústria. Esses números demonstram o reconhecimento do impacto positivo do Sesi nesse campo, reforçando nosso compromisso no país e no Espírito Santo em oferecer soluções que promovam bem-estar, produtividade e ambientes de trabalho mais seguros.”

Além disso, no campo esportivo, 97% dos entrevistados acreditam que o Sesi fortalece o esporte nacional, enquanto 76% reconhecem sua contribuição para a promoção da cultura e valorização da produção cultural brasileira.

Outro aspecto relevante da pesquisa é a importância da atuação regional do Sesi, que é especialmente forte no Espírito Santo. Geferson dos Santos, superintendente do Sesi no estado, ressalta que os dados reafirmam o papel essencial da instituição na vida dos brasileiros: “Os dados da pesquisa reafirmam o papel essencial do Sesi na vida dos brasileiros, especialmente na educação e na promoção da qualidade de vida. No Espírito Santo, seguimos fortalecendo essa atuação, inovando e ampliando nosso impacto para que cada vez mais pessoas tenham acesso a oportunidades transformadoras.”

A pesquisa também evidenciou que o nível de conhecimento sobre o Sesi está diretamente relacionado à avaliação positiva da instituição. Entre os entrevistados que afirmaram conhecer bem a instituição, 98% possuem uma avaliação positiva. Aqueles que conhecem o Sesi “mais ou menos” também apresentam uma percepção favorável, com 88% de avaliação positiva.

Felipe Nunes, cientista político e CEO da Quaest, comenta sobre o impacto desses dados: “Em um país com tanta desconfiança e polarização, é de se destacar a importância de uma instituição com tão bons resultados, credibilidade e atuação reconhecida, como é o caso do Sesi. Há um espaço enorme para ampliar essa atuação para a população de mais baixa renda que não usou serviços do Sesi, mas que sonha em poder ter esse acesso.”

Diante dos resultados da pesquisa, Fausto Augusto Junior enfatiza que a instituição possui agora o desafio de ampliar ainda mais o seu impacto: “O desafio agora é fazer com que esse impacto positivo chegue a ainda mais brasileiros, inclusive em territórios onde o acesso aos nossos serviços ainda pode ser ampliado, com propostas cada vez mais inovadoras que unam excelência, inclusão e transformação social.”

Leia também