Na etapa inicial do projeto, foram visitadas sete cooperativas capixabas com potencial turístico a ser explorado.
Na última semana, o Espírito Santo foi o cenário de uma importante visita realizada por membros do Sistema OCB Nacional e da Cooperativa Paranaense de Turismo, a Cooptur. A comitiva esteve no estado para dar início ao diagnóstico de um projeto-piloto que visa impulsionar o turismo cooperativo no Brasil.
Escolhido como um dos três estados participantes dessa iniciativa, o Espírito Santo se junta ao Pará e à Paraíba com o objetivo de inserir cooperativas na cadeia turística, promovendo o acesso a novos mercados e atividades econômicas. O projeto é desenvolvido pelo Sistema OCB com o apoio da Cooptur, uma das cooperativas de turismo mais tradicionais do Brasil.
O grupo percorreu mais de 1.200 km pelo interior capixaba, visitando sete cooperativas locais que possuem grande potencial para o setor turístico. O analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB/ES, Vinícius Schiavo, acompanhou as visitas e destacou que este foi apenas o começo da jornada.
“Após concluir o diagnóstico nos três estados participantes, a Cooptur e o Sistema OCB Nacional elaborarão um relatório detalhado, apontando os pontos fortes e as áreas de melhoria. A partir daí, o projeto será repassado para as cooperativas selecionadas, dando início à fase prática”, explicou Schiavo.
Visita ao Espírito Santo
O diagnóstico no Espírito Santo teve início em 20 de janeiro, quando a comitiva chegou ao estado, composta por figuras chave como o diretor-executivo da Cooptur, Márcio Miranda, e o conselheiro fiscal da cooperativa, Eduardo Miekle, além do coordenador de Ramos do Sistema OCB, Hugo Andrade.
Na primeira etapa da visita, os representantes se reuniram na sede do Sistema OCB/ES, em Vitória, com outros atores locais, incluindo a analista de Turismo do Sebrae/ES, Lairane Roni, e os líderes da Cooperativa de Eventos e Turismo do Espírito Santo (Cooptures), João Alfonso e Paulo Renato Fonseca.
Logo após, o grupo seguiu para o interior, passando por municípios como Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. Durante o percurso, foram visitadas as cooperativas Coopbac, Cooabriel, Coopcam, Nater Coop, Coopram, Cafesul e Selita.
O diretor-executivo da Cooptur, Márcio Miranda, ficou impressionado com o forte potencial das cooperativas e a beleza do Espírito Santo. “Vimos cooperativas sólidas, que praticam o cooperativismo de forma exemplar, e o estado, com suas praias e montanhas, é encantador. O Espírito Santo está mais do que pronto para o turismo cooperativo”, afirmou.
Uma das principais propostas do projeto é a criação de roteiros turísticos alinhados com as atividades das cooperativas, reconhecendo que o trabalho delas, por si só, já pode ser uma atração turística. Hugo Andrade, coordenador de Ramos do Sistema OCB, ressaltou os benefícios que essa iniciativa trará.
“O principal objetivo é integrar as cooperativas ao setor turístico e gerar renda e trabalho para os cooperados. As cooperativas estão muito receptivas a essa ideia e isso ficou claro durante a visita. O Espírito Santo é um lugar maravilhoso e com grande potencial para o turismo cooperativo”, observou.
Vinícius Schiavo também notou a receptividade das cooperativas capixabas. “Foi surpreendente ver como as cooperativas abraçaram o tema. Elas entenderam a importância de utilizar o turismo para divulgar suas marcas e conectar-se a um novo mercado”, acrescentou.
O diretor-executivo da Cooptures, Paulo Renato Fonseca, destacou a importância da coop de turismo capixaba no papel operacional das rotas turísticas. Ele reforçou que o projeto será uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais o cooperativismo no estado.
“Esse movimento não só vai gerar desenvolvimento econômico, mas também vai reforçar o cooperativismo. Todas as cooperativas que visitamos mostraram boa vontade com o projeto e entenderam que ele vai fortalecer a união do cooperativismo e expandir o alcance das cooperativas e seus municípios”, afirmou Fonseca.
Idealizado pelo Sistema OCB no início de 2024, o projeto ganhou forma ao longo do ano com a colaboração da Cooptur para elaborar um plano de ação para implementar o turismo cooperativo em todo o Brasil. Com o apoio de estados como o Espírito Santo, a iniciativa visa criar oportunidades de negócios para cooperativas que buscam se inserir no setor turístico, um mercado em plena expansão, mas ainda pouco explorado pelo cooperativismo.
“O turismo é um setor em ascensão, e integrá-lo ao cooperativismo trará grandes benefícios para as cooperativas, seus cooperados e as comunidades. Essa iniciativa coloca as cooperativas como protagonistas, reconhecendo o trabalho realizado por elas como um atrativo turístico”, afirma o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
Com a evolução do projeto, o Sistema OCB planeja a criação de uma trilha de capacitação para as cooperativas envolvidas, garantindo que elas estejam preparadas para oferecer serviços turísticos de qualidade, de forma sustentável.
No Espírito Santo, a Cooptures, a primeira cooperativa de turismo do estado, será a responsável pela operacionalização das rotas de turismo cooperativo. Ela trabalhará na parte logística e ajudará a garantir que os turistas tenham uma experiência positiva, orientando-os pelos destinos planejados.