Em uma importante ação para fortalecer a agricultura familiar capixaba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), assinou, nesta segunda-feira (16), um convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), visando qualificar 250 agroindústrias e empreendimentos rurais no Espírito Santo. Com um investimento superior a R$ 1,5 milhão, o projeto já está em andamento e promete impulsionar o setor, promovendo mais emprego e renda no campo.
O Espírito Santo se destaca no cenário nacional com um setor de agroindústrias familiares robusto, contando com mais de 4 mil unidades produtivas e um faturamento que ultrapassa os R$ 75 milhões. A iniciativa, que integra o Programa Estadual de Agroindústria (Agrolegal), visa consolidar ainda mais esse segmento, tornando-o mais competitivo e sustentável.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, enfatizou o compromisso do Governo do Estado com o empreendedorismo rural. “Estamos firmemente comprometidos em apoiar o empreendedorismo rural. As consultorias tecnológicas, em parceria com o Sebrae, representam um investimento estratégico para fortalecer as agroindústrias familiares. Ao oferecer ferramentas e conhecimento para a modernização dos negócios, estamos contribuindo para o crescimento do setor e para a geração de emprego e renda no campo”, destacou.
Além das consultorias individuais, os empreendimentos que aderirem ao convênio participarão do programa ACELERA AGROINDÚSTRIA. Esta iniciativa visa aumentar a competitividade e o acesso a novos mercados, através de rodadas de negócios, palestras, visitas técnicas e incentivo à inovação no setor de turismo rural.
Para Patrícia Ferraz e Jackson Fernandes, do Grupo de Assessoramento Técnico da Agroindústria Familiar da Seag, a qualificação é essencial para o sucesso das agroindústrias. “Em um mundo cada vez mais competitivo, a atualização é fundamental. As consultorias tecnológicas nos permitem adotar as melhores práticas e tecnologias, tornando os negócios mais sustentáveis e rentáveis. Com o apoio dessas consultorias, podemos inovar nossos produtos e processos”, afirmam.
A Seag lançará em breve um edital para selecionar os empreendimentos que serão beneficiados com as consultorias. As inscrições estarão disponíveis no site da Secretaria.
Lançado em 2021, o Agrolegal é um programa coordenado pela Seag que busca promover o desenvolvimento das agroindústrias familiares e o empreendedorismo rural no Espírito Santo. Em 2020, o programa já havia beneficiado mais de 200 empreendimentos, com resultados positivos para o setor.