Artigo

ARTIGO – Machado de Assis e o Narcisismo Oculto

O Narcisismo Oculto na Literatura: A Análise Psicológica de Machado de Assis e o Choque de Freud

Quando Machado de Assis criou uma análise psicológica conceitual escondendo-a na literatura, omitiu explicitá-la, para não evidenciar o seu Narcisismo, seu desejo de sucesso, e de ser melhor do que os demais escritores.

Já Freud quis mostrar-se superior aos médicos quando criou uma análise psicológica dentro da medicina e tomou um choque em 1914 ao descobrir o Narcisismo.

O que é surpreendente em Machado foi ele estar atento ao Narcisismo pelo qual começou sua análise psicológica, enquanto Freud fez o contrário e descobriu o Narcisismo no fim.

O desejo de ser bem-sucedido na vida, o Narcisismo pessoal, acha-se no começo de tudo, mas pode passar oculto sem ser percebido.

Na sociedade atual, tudo começa pelo Narcisismo, o que não acontecia antes, motivo pelo qual Machado de Assis deixou-o oculto e dizendo que sua análise psicológica seria descoberta somente no futuro!

Enquanto Freud começou publicando a psicanálise – a análise psicológica – Machado deixou-a oculta e dizendo que seria descoberta no futuro!

“Di-lo-ei, contudo, a despeito da tua pouca fé, porque o dia da conversão pública há de chegar. Nesse dia, — cuido que por volta de 2222, — o paradoxo despirá as asas para vestir a japona de uma verdade comum. Então esta página merecerá, mais que favor, apoteose. Hão de traduzi-la em todas as línguas. As academias e institutos farão dela um pequeno livro, para uso dos séculos, papel de bronze, corte-dourado, letras de opala embutidas, e capa de prata fosca. Os governos decretarão que ela seja ensinada nos ginásios e liceus. As filosofias queimarão todas as doutrinas anteriores, ainda as mais definitivas, e abraçarão esta psicologia nova, única verdadeira, e tudo estará acabado”.

 

Adelmo Rossi: Adelmo Marcos Rossi é engenheiro civil, psicólogo e autor com experiência acadêmica e prática em psicologia e filosofia. Seu livro mais recente, “O Imortal Machado de Assis – Autor de si mesmo”, está disponível na Amazon e através das redes sociais do autor.

 

Leia também