agricultura

Espírito Santo é campeão no “Coffee of the Year 2024”

Espírito Santo se consagra novamente como líder na produção de cafés de excelência no Brasil

Na tarde da última sexta-feira (22), o Espírito Santo reafirmou seu status como o maior produtor de cafés de excelência do Brasil, conquistando as principais colocações na premiação nacional “Coffee of the Year 2024”. O evento, realizado durante a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG), destacou os cafés capixabas nas categorias arábica e canéfora, consolidando a fama do Estado como referência em qualidade no mercado cafeeiro.

Com uma participação expressiva de 26 cafés finalistas — sendo 17 na categoria arábica e nove na canéfora —, o Espírito Santo dominou a premiação, conquistando os primeiros lugares em ambas as categorias, além de somar oito prêmios no total. O desempenho notável é um reflexo da diversidade e da qualidade superior da produção cafeeira capixaba.

O pódio da premiação foi amplamente dominado por produtores da região do Caparaó, tradicional polo produtor de cafés de qualidade no Estado. O grande vencedor na categoria Arábica foi Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, localizado em Divino de São Lourenço. “Uma sensação muito gratificante de ter ganhado primeiro lugar aqui na SIG, que foi muito, muito importante. A gente não esperava ter chegado onde nós chegamos”, declarou, visivelmente emocionado. Para ele, essa vitória representa um marco, já que foi a primeira vez que o café do Sítio Campo Azul participou da competição.

Na mesma categoria, o terceiro lugar ficou com Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, de Iúna, enquanto Afonso Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, garantiu o quarto lugar.

Na categoria Canéfora, o Espírito Santo também brilhou com Antônio Cézar Demartini Landi, do Sítio Vargem Alta, de Jerônimo Monteiro, conquistando o primeiro lugar. “Essa conquista é fruto de muito trabalho em equipe e dedicação”, afirmou Landi, ao agradecer aos colaboradores e à parceria com a equipe do Encapé. Neusa Maria da Silva de Souza e Talles da Silva de Souza, ambos do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui, ficaram com a segunda e a terceira colocação, respectivamente.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, celebrou o sucesso do Espírito Santo na premiação. “É com imenso orgulho que celebramos mais uma vez o reconhecimento da qualidade do nosso café capixaba. Os prêmios conquistados são a prova incontestável de que o Estado é o maior produtor de cafés de excelência do Brasil”, afirmou. Ele destacou ainda as indicações geográficas do Estado, como o Caparaó, Montanhas e Conilon, que se destacam pela produção de cafés com características únicas e sabores incomparáveis.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, tem sido um pilar fundamental no fortalecimento da cafeicultura capixaba. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, que foca em governança, sustentabilidade, tecnologia e inclusão social, tem proporcionado aos produtores acesso a recursos, conhecimento e ferramentas para melhorar a produtividade e qualidade do café.

Com quase 70% de suas propriedades rurais dedicadas ao cultivo do café, o Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, e o maior produtor de conilon do País. O Estado produz mais de 10 milhões de sacas anualmente, sendo exportado para mais de 100 países. A cafeicultura capixaba representa não só uma importante fonte de renda, mas também um motor de desenvolvimento social, com centenas de milhares de famílias envolvidas diretamente no cultivo e no beneficiamento do café.

A crescente qualidade dos cafés capixabas, aliada ao trabalho árduo e ao uso de tecnologias avançadas, tem sido essencial para que o Espírito Santo se mantenha como líder no setor, demonstrando que a paixão e o cuidado dos produtores são, sem dúvida, os maiores responsáveis por esse sucesso.

Confira como ficou o pódio:

Arábica

1° lugar – Paulo Roberto Alves – Sítio Campo Azul – Divino de São Lourenço – Caparaó

3° lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

4° lugar – Afonso Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto -Caparaó

7° lugar – Deneval Miranda Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

Canéfora

1° lugar – Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio Vargem Alta – Jerônimo Monteiro – Sul do Espírito Santo

2º lugar – Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

3° lugar – Talles da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

5° lugar – Luiz Claudio de Souza -Sítio Grãos de Ouro -Muqui – Sul do Espírito Santo

Leia também