Cultura

Governo e IAC firmam parceria para revitalizar Parque Cultural Casa do Governador

Em um importante passo para o fortalecimento da cultura capixaba, a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto ArteCidadania (IAC) assinaram, nesta terça-feira, um Termo de Colaboração para a gestão e execução do programa cultural do Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha. A parceria promete transformar o parque em um vibrante espaço dedicado à arte contemporânea e à sustentabilidade.

O Instituto ArteCidadania foi selecionado por meio de um chamamento público realizado pela Secult e assumirá a responsabilidade pela programação cultural do parque, que incluirá eventos, seminários, shows, oficinas e visitas guiadas. O Parque permanecerá aberto ao público de terça a domingo, das 8h às 17h, com uma equipe especializada garantindo a preservação de seu caráter artístico, histórico e ambiental.

Na cerimônia de assinatura do termo, estiveram presentes a primeira-dama, Vírginia Casagrande; o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha; Sérgio Sá Leitão, ex-ministro da Cultura e coordenador do projeto pelo IAC; além de PX Silveira, diretor-executivo do IAC. O secretário Noronha enfatizou a relevância da nova fase do parque. “Desde sua inauguração, a demanda por mais atividades e dias de visitação aumentou. Com essa parceria, vamos fortalecer esse espaço, ampliando sua programação e garantindo um maior acesso a atividades culturais”, afirmou.

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador é a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, ocupando uma área de 93 mil metros quadrados. O espaço abriga 26 obras permanentes e temporárias, que se integram ao ambiente natural. A estrutura do parque é gerida em conjunto pela Secretaria da Cultura e pela Secretaria do Governo, que já planejam melhorias na infraestrutura, como a construção de uma recepção, uma área administrativa, um miniauditório, uma concha acústica e mirantes.

Fundado em 2006, o Instituto ArteCidadania busca sensibilizar a sociedade por meio de atividades culturais, esportivas e ambientais. Com a gestão do Parque Cultural Casa do Governador, o IAC pretende ampliar o acesso à cultura no Espírito Santo, oferecendo uma programação diversificada que vai desde visitas guiadas a grandes shows e espetáculos.

A nova gestão promete enriquecer a experiência do público e consolidar o parque como um polo cultural de referência nacional, promovendo o diálogo entre arte e natureza, com foco na acessibilidade e na formação de novos públicos. Com essa parceria, o governo e o Instituto ArteCidadania reafirmam seu compromisso com a promoção da cultura e da sustentabilidade no estado, criando um espaço onde a arte e o meio ambiente se encontram em harmonia.

Leia também