educação

Intercâmbio Estudantil de 2024: 170 Alunos Vão para Chile, EUA e Canadá

Em uma cerimônia realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, o governador Renato Casagrande anunciou os destinos dos 170 alunos selecionados para a edição 2024 do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria da Educação (Sedu). O evento, que contou com a presença de autoridades e estudantes, revelou que os alunos que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) serão enviados ao Chile, enquanto os que estudam inglês terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades nos Estados Unidos ou no Canadá.

O governador Casagrande expressou seu entusiasmo com o programa, destacando o impacto positivo que essa experiência pode ter na vida dos jovens. “Esse programa nos alegra muito e vamos aumentar o número de intercambistas para os anos de 2025 e 2026. É uma grande oportunidade de conhecimento, não apenas da língua, mas também de uma cultura nova. Essa experiência vai ajudar no futuro desses estudantes, permitindo o aperfeiçoar o conhecimento na língua que escolheram. Vocês vão conhecer novos países, lugares lindos, mas vão perceber o quanto o Espírito Santo é lindo e especial”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, também elogiou o programa, ressaltando seu valor para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos. “Este já é um programa bastante consolidado e é uma vivência que não apenas melhora o idioma, mas é também uma experiência pessoal e cultural muito rica e de potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa Rede”, comentou de Angelo.

Para a edição deste ano, foram concedidas bolsas na modalidade Curso Intensivo de Línguas, distribuídas da seguinte forma: 42 para os Estados Unidos, 123 para o Canadá e 5 para o Chile. O intercâmbio está programado para começar em dezembro de 2024, com retorno previsto para março de 2025.

O Programa de Intercâmbio Estudantil visa proporcionar aos estudantes uma imersão em novas culturas e melhorar a fluência nas línguas estrangeiras, por meio da prática direta. “A qualificação e a formação são os segredos do sucesso para o cidadão. O Governo do Estado mantém atuantes várias frentes de trabalho que contribuem com o acúmulo de conhecimento. Ver a alegria e a expectativa desses jovens aqui hoje, de suas famílias, reforçam nosso compromisso de continuar proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pessoal em nosso Espírito Santo”, destacou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.

O processo de seleção dos alunos foi dividido em três etapas: análise de inscrição e documentação, validação com base em aproveitamento acadêmico e, por fim, uma entrevista oral online para avaliar a fluência no idioma. Os selecionados serão acomodados em casas de famílias anfitriãs, conhecidas como “host family”, localizadas a até 40 minutos das escolas, e terão direito a café da manhã, jantar e um seguro saúde. Além disso, receberão uma ajuda de custo mensal de U$400,00.

As experiências dos intercambistas de anos anteriores servem como inspiração para os novos participantes. Ana Clara Gomes de Oliveira, uma das selecionadas para 2024, expressou sua felicidade: “Estou muito honrada em estar aqui hoje! Quando eu tinha 11 anos, comecei a gostar de inglês por conta das músicas que eu ouvia e me dediquei a aprender mais a língua inglesa. Com o incentivo de professores da escola, me interessei em fazer o curso de inglês. A oportunidade do intercâmbio é uma honra e estou muito feliz! Agradeço ao Governo do Estado e a todos que oportunizaram o intercâmbio”.

A estudante Clara Mavi Sampaio Palmeira, que participou do programa em 2023, também deixou um conselho para os novos intercambistas: “Aproveitem ao máximo! Falem muito a língua, seja inglesa ou espanhola, e façam amizades com pessoas de outros países, porque assim vocês aprenderão ainda mais. Fazer o Intercâmbio foi uma das mais importantes experiências da minha vida, por isso, enquanto veterana, quero dar essa sugestão: aproveitem muito!”

Criado em 2009 e integrado ao Centro Estadual de Idiomas em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil tem como objetivo consolidar as competências adquiridas nos cursos de línguas e promover a comunicação social, cultural e profissional em um contexto internacional.

Leia também