A 4ª edição da RuralturES, feira de turismo rural que acontece a partir desta quinta-feira (5) na Fazenda Pindobas, em Venda Nova do Imigrante, marca o lançamento da tão aguardada exposição imersiva “Casa Nostra”. Este projeto inovador, que oferece uma viagem no tempo para a vivência em uma típica casa de imigrantes italianos, é fruto da curadoria do renomado artista capixaba Ronaldo Barbosa.
Com uma carreira que se estende por quase 50 anos, Ronaldo Barbosa é um dos nomes mais respeitados no design brasileiro. Sua trajetória teve início na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi), no Rio de Janeiro, onde começou a moldar sua visão criativa. Agora, é ele o responsável por curar a Casa Nostra e a nova exposição instalada no Polo Sebrae de Turismo de Experiência, que também faz parte do Complexo Turístico de Pindobas.
Barbosa revela que a concepção da exposição envolveu uma colaboração estreita com Angelim Falqueto, um dos patriarcas de famílias tradicionais de Venda Nova do Imigrante, conhecido por sua dedicação à cultura italiana local. “O roteiro da exposição foi desenvolvido em conjunto com o Angelim Falqueto. Fizemos uma seleção cuidadosa do acervo disponível e produzimos vídeos explicativos sobre o uso de cada peça. A exposição aborda temas como carpintaria, marcenaria, gastronomia e agricultura, organizados em um corredor central e salas temáticas,” explica Barbosa.
Além da montagem meticulosa, a Casa Nostra oferece uma experiência enriquecida por conteúdos audiovisuais. Uma sala de imersão com projeções em três paredes apresenta a história da imigração no Espírito Santo. Em seguida, os visitantes são conduzidos por um jardim italiano antes de adentrarem a Casa Nostra.
Ronaldo Barbosa destaca o impacto significativo da exposição: “A Casa Nostra proporciona uma sensação profunda de pertencimento. Os visitantes frequentemente se emocionam ao relembrar memórias e vivências associadas ao ambiente. A exposição está no nível de qualquer outra desse porte, com um impacto social, cultural e econômico relevante.”
Após a feira, a Casa Nostra se tornará uma atração permanente. Durante a semana, as visitas serão autoguiadas, enquanto aos sábados e domingos haverá a experiência imersiva, com horários agendados. A ideia inicial da Casa Nostra surgiu na RuralturES de 2023 como um projeto-piloto e, devido ao sucesso, retorna com uma proposta ampliada e ainda mais envolvente.
Renata Vescovi, gestora estadual do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, reforça a importância da atração: “A Casa Nostra se estabeleceu como um ponto de referência para aqueles interessados em conhecer a rica história dos imigrantes italianos que ajudaram a moldar a identidade cultural da nossa região.”
Na RuralturES, as visitas à Casa Nostra estão programadas para sábado (7) e domingo (8), com horários agendados. Os ingressos para a experiência imersiva custam R$ 90,00 (valor promocional) e podem ser adquiridos através do link: https://tiketo.com.br/evento/1776. A disponibilidade é limitada.