82% Mostram Melhora no Automonitoramento
Um estudo recente revelou que 82,6% das crianças participantes do projeto “Coordenando-se – O Movimento na Dança” apresentaram melhorias significativas em automonitoramento após aulas de dança. Realizada entre setembro e dezembro de 2023, a iniciativa ofereceu aulas gratuitas para crianças de 4 a 7 anos, oriundas de escolas públicas da Grande Vitória, com dificuldades psicomotoras e cognitivas, como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos de Desenvolvimento Motor (TDM).
O estudo, conduzido pela educadora física e neuropsicopedagoga Lu Braga, utilizou o teste de Automonitoramento para avaliar a capacidade das crianças de manter a atenção e seguir orientações dadas durante as aulas. O projeto “Coordenando-se – O Movimento na Dança” também incluiu outros testes, como o CPJO (Cabeça, Pé, Joelho e Ombro), que analisou a memória operacional, o controle inibitório e a flexibilidade cognitiva das crianças. Desse grupo, 14 participantes mostraram melhorias, o que representa 63,63% de progresso.
No teste STS Motor, que avalia o desenvolvimento motor e a coordenação, 11 crianças demonstraram evolução, indicando uma melhoria de 50% na habilidade de seguir comandos relacionados ao movimento.
Lu Braga destaca a importância do estudo, que revela como a dança pode influenciar positivamente não apenas o desenvolvimento motor, mas também o cognitivo, afetivo e social das crianças. “Vivemos em uma sociedade que muitas vezes separa corpo e mente. Este projeto mostra que a dança tem um impacto significativo em ambos os aspectos, ajudando não apenas na coordenação motora, mas também na capacidade cognitiva e no aprendizado escolar”, afirma Braga.
O projeto, que foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura e contou com o patrocínio da empresa Decolores e o apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, teve sucesso comprovado. Em função dos resultados positivos, o “Coordenando-se – O Movimento na Dança” continuará neste ano, oferecendo aulas de ballet para crianças de 5 e 6 anos com dificuldades escolares. As novas aulas, que seguirão a Metodologia Coordenando-se® de ensino, com foco na integração entre motricidade e cognição, ocorrerão na CriDança – Centro de Artes Integradas, em Vitória, a partir de setembro de 2024. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em [link].