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Estudantes Desenvolvem Projeto para Criar Bicicleta Acessível para Cadeirantes

Inovação e inclusão: Alunos da Engenharia do Centro Universitário trabalham em um projeto que visa oferecer uma nova forma de mobilidade e autonomia para pessoas com deficiência.

Um projeto inovador está ganhando forma na Unidade de Engenharia do Centro Universitário FAESA. Alunos do curso de Engenharia Mecânica estão empenhados na criação de uma bicicleta adaptada para cadeirantes, que promete transformar a mobilidade e a autonomia dessas pessoas. O modelo, movido pela força das mãos, está em fase de testes e deve continuar seu desenvolvimento até o final deste ano.

A iniciativa é coordenada pelo professor Pablo Amorim e conta com a colaboração de mais de dez estudantes. Inserido na disciplina Projeto Integrador, que promove a integração de diferentes áreas de estudo, o projeto nasceu do desejo de criar uma solução inclusiva e inovadora para pessoas com deficiência.

“A proposta é proporcionar aos alunos uma experiência prática e transformadora, onde eles podem converter ideias em soluções concretas. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência de uma forma acessível e econômica”, explica o professor Pablo Amorim.

O desenvolvimento da bicicleta acessível começou com pesquisas detalhadas, passando pelo desenho do formato e idealização do funcionamento, até a adaptação de peças já existentes. O resultado é um modelo que, segundo os alunos, pode ser produzido a um custo significativamente menor do que as bicicletas adaptadas atualmente disponíveis no mercado.

O estudante Renan Costa, um dos participantes do projeto, compartilha o impacto positivo da iniciativa. “Trabalhar nesse projeto tem sido uma experiência incrível. Aplicar nossos conhecimentos de engenharia para criar algo que pode realmente melhorar a vida das pessoas é muito gratificante. Ver a tecnologia e a criatividade se unindo para promover a inclusão é inspirador. Estamos dedicados a aprimorar o modelo, garantindo que ele seja acessível e eficiente para cadeirantes. Esta é uma oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional, e estou muito orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa”, destaca Renan.

A coordenadora do curso e professora Joice Paiva Tosta ressalta que o projeto exemplifica o compromisso da FAESA com a inovação e a responsabilidade social. “Nossa missão é formar profissionais que não só se destacam em suas áreas de atuação, mas que também contribuem para a sociedade de maneira significativa. Apoiar projetos como este, que evidenciam o potencial transformador da educação e a capacidade de nossos alunos e professores de desenvolver soluções inclusivas e inovadoras, é fundamental para nós”, afirma Joice Paiva.

O projeto da bicicleta acessível representa mais um passo importante no caminho da inclusão e da inovação, demonstrando como a engenharia pode ser uma força poderosa para o bem social. O desenvolvimento contínuo até o final do ano promete trazer novas perspectivas e oportunidades para melhorar a mobilidade e a autonomia das pessoas com deficiência.

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