Tecnologia

Mais de 200 Celulares São Recuperados na Primeira Fase do Projeto Recupera

Entre sexta-feira (26) e sábado (27), a primeira fase do Projeto Recupera resultou na devolução de 172 celulares às Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha. Além disso, outros 49 aparelhos estão programados para serem devolvidos nos próximos dias. A notícia foi anunciada pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, em coletiva realizada na noite de sábado.

O Projeto Recupera é uma iniciativa contínua focada na recuperação de celulares que foram roubados ou furtados, com a intenção de restituí-los aos donos originais. A primeira etapa do projeto abrangeu as cidades de Vitória e Vila Velha, onde foram enviadas 502 notificações. A ação resultou na devolução de 172 aparelhos, e a entrega de outros 49 está prevista para breve, já que os destinatários se apresentaram conforme solicitado.

“Alguns duvidaram da eficácia do programa, mas os resultados iniciais demonstram que estamos no caminho certo. Aqueles que não compareceram às Delegacias receberão a visita dos policiais para esclarecer a posse dos celulares roubados ou furtados. Hoje, os telefones são utilizados para muito mais do que apenas chamadas, incluindo pagamentos, questões de saúde e trabalho. Em breve, iniciaremos a devolução dos primeiros aparelhos e continuaremos a enviar notificações para outros números”, declarou o governador Casagrande.

As notificações foram enviadas via WhatsApp entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25). Os donos dos celulares foram informados sobre a restrição de roubo do dispositivo, além das orientações sobre data, horário e local para devolução. O prazo para devolução se encerrou no sábado (27), e os aparelhos recuperados serão devolvidos aos proprietários em datas a serem agendadas.

“Consideramos a primeira fase do projeto bem-sucedida, com mais de 40% de recuperação dos aparelhos. Nosso objetivo não é apenas combater o crime de roubo e furto de celulares, mas também proporcionar maior sensação de segurança à população capixaba”, afirmou o secretário Eugênio Ricas.

Cidadãos que receberam a notificação e não devolveram o celular serão contatados por equipes da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) para a entrega do aparelho e enfrentarão as consequências legais cabíveis.

O Projeto Recupera é uma iniciativa permanente e será expandido para outras cidades. A recuperação dos aparelhos é facilitada por tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, além da colaboração com operadoras de telefonia e outras entidades de segurança pública.

Vítimas de roubo ou furto de celular são orientadas a registrar um Boletim de Ocorrência, fornecendo o número do IMEI, que será utilizado para o rastreamento do aparelho.

Leia também