Neste final de semana, a tradicional Festa de Sant’Ana iluminará Manguinhos, na Serra, com uma celebração repleta de congo, shows e momentos de religiosidade em homenagem à padroeira da comunidade. O evento, que ocorre anualmente, é aguardado com entusiasmo pelos moradores e visitantes.
O ponto alto das festividades é o dia 26 de julho, dedicado à Sant’Ana. A programação desta sexta-feira (26) inicia às 19h30 com uma missa na Igreja de Sant’Ana, celebrada pelo Padre Antônio. Logo após, às 21 horas, a Praça São Sebastião será animada com uma apresentação de forró, prometendo envolver a todos com muita música e dança.
No sábado (27), a celebração começa às 18 horas, com uma missa na Igreja da padroeira, celebrada pelo Padre Alceir Francisco. Às 20h30, a banda de congo Jovens de Manguinhos será a atração principal da noite, trazendo a rica tradição cultural para o coração da festa.
Durante os dias de festa, sexta e sábado, uma cantina na praça oferecerá artesanatos e produtos gastronômicos, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar e adquirir peças e sabores típicos da região.
O domingo (28) marcará o clímax dos festejos. Às 8h45, uma procissão sairá da Praça São Sebastião, seguindo até a Igreja de Sant’Ana, onde, às 9 horas, o Padre Deibson celebrará a missa. Esta procissão é um dos momentos mais emocionantes da festa, reunindo a comunidade em um ato de devoção e união.
Guilherme Lima, um dos líderes da comunidade, destaca a importância da Festa de Sant’Ana para a vila, que ocorre há cerca de 100 anos. “É uma oportunidade de mostrar nosso costume, tanto para moradores da Serra que não sabem que aqui temos estes festejos, quanto para os turistas. É um evento muito lindo, cheio de fé e cultura popular. Estão todos convidados”, afirma.