As inovações no mundo da educação têm sido um marco significativo nos últimos anos, transformando a maneira como transmitimos o que é amplamente considerado o recurso mais valioso da sociedade: o conhecimento. Essas transformações trouxeram novos desafios, exigindo que repensemos e reformulemos a educação para atender às demandas do século XXI.
Atentos a essas mudanças, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Conselho Temático de Educação da Federação (Conedu), o Sesi e o Senai Espírito Santo abrirão espaço para discussão com o I Seminário Internacional de Educação, que será realizado nos dias 01 e 02 de julho no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória. Com o tema Inovação, Desafios e Oportunidades no Século XXI, os painéis do seminário trarão análises e proposições de ações para a melhoria da educação.
Para o diretor-geral da Findes, Roberto de Campos Lima, o Seminário Internacional vem como uma oportunidade para debater e mobilizar os diversos atores, públicos e privados, que fazem a educação acontecer no Espírito Santo. “A Findes, por meio do Sesi ES, tem trabalhado em prol de uma educação de alta qualidade no Estado. Um exemplo disso é a nossa Escola Sesi de Referência: um projeto pedagógico robusto e contextualizado para o século XXI, com educação integral (cognitiva e socioemocional), robótica, STEAM e projeto bilíngue, que oferece uma educação de qualidade para os nossos mais de 10 mil alunos. Mas também é preciso transbordar uma educação potente a todos os estudantes capixabas, mobilizando os diversos atores do Estado”, afirma Lima.
Os desafios que enfrentamos nos últimos anos não apenas testaram os sistemas educacionais, mas também catalisaram uma revolução no modo como se percebe e transmite conhecimento. Este período de transformação é uma oportunidade única para moldar uma educação que seja verdadeiramente inclusiva, equitativa e preparada para enfrentar um futuro desafiador, mas promissor em termos de inovação e adaptabilidade.
Para discutir esses desafios, o Seminário contará com a presença de grandes nomes da educação brasileira, incluindo Cláudia Costin, presidente do Instituto Singularidades; Maria Helena Castro, presidente da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional); e o educador e escritor Mozart Ramos. Além disso, o evento contará com a participação especial do Prof. José Pacheco, da Escola da Ponte, em Portugal, que compartilhará suas experiências e visões sobre caminhos para uma educação de qualidade.
Luciano Raizer, presidente do Conedu, destacou a importância do evento para discutir e propor ações específicas para o ensino fundamental. “Temos ainda muitos desafios a serem superados, em especial no ensino fundamental. Entre eles estão o interesse dos jovens pelo estudo e alcançar o nível de conhecimento dos padrões internacionais. O primeiro Seminário Internacional vem, além de discutir essas questões, propor ações especiais para aquelas pessoas que lidam, cuidam e são responsáveis pela educação fundamental do nosso Estado”, ressaltou Raizer.
O Seminário também apresentará o modelo Sesi de Ensino, resultado de um investimento significativo da Findes em metodologia, sistema de gestão, tecnologia e formação de professores. Este modelo serve como um exemplo de inovação e excelência educacional que pode ser expandido para beneficiar ainda mais estudantes.
O Seminário é voltado para representantes das secretarias municipais de educação do Espírito Santo. Interessados podem se inscrever através do link: Seminário Internacional de Educação.
Não perca esta oportunidade de participar de um evento que promete moldar o futuro da educação no Espírito Santo, promovendo uma troca rica de conhecimentos e experiências entre os principais atores do setor educacional.