Segundo dados divulgados pelo Centrorochas, o mercado de rochas ornamentais brasileiro atingiu em 2024 o melhor resultado acumulado entre janeiro e abril dos últimos 10 anos, registrando um crescimento de 15,7% e gerando U$ 387,9 milhões em negócios. Em comemoração a essa conquista e em homenagem aos personagens que impulsionaram esse setor no Espírito Santo, a FENARQ DESIGN 2024 prepara a 2ª edição da Exposição Histórica de Rochas do Espírito Santo.
Este ano, a exposição terá como tema “Os Italianos & As Rochas Capixabas”, uma homenagem às famílias italianas que desempenharam um papel crucial no desenvolvimento do setor de rochas no Estado. A celebração coincide com os 150 anos da Imigração Italiana, destacando a importância dos imigrantes italianos na fundação e crescimento do setor de rochas ornamentais capixabas.
A Exposição Histórica, resultado de um trabalho de pesquisa e curadoria da designer de interiores Araciene Scaramuzza Pessin, apresentará peças que homenageiam este importante momento histórico. “É uma grande satisfação poder apresentar todas as pesquisas históricas que evidenciam o pioneirismo italiano na fundação do setor de rochas no Espírito Santo. É indiscutível a importância de compreendermos este passado que nos permitiu chegar até aqui e honrar todo esforço dos imigrantes italianos que construíram as bases para prosperarmos nos dias atuais”, afirma Araciene.
Em sua terceira edição, a FENARQ DESIGN acontecerá de 4 a 7 de julho no Athenas Hall, em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. O evento é considerado a maior feira de Engenharia, Arquitetura e Design do Sudeste e promete ser um grande sucesso, atraindo mais de 12 mil visitantes, incluindo consumidores finais e players do mercado, em uma área de mais de dois mil metros quadrados de exposição. Para prestigiar o evento, basta realizar o credenciamento no site fenarqdesign.com.br.
A expectativa é de que o evento movimente mais de R$ 40 milhões em negócios, com a participação de milhares de empresas e profissionais do Espírito Santo e de outros estados. A CEO da feira, Cíntia Mattos, destaca a importância da exposição histórica: “A FENARQ DESIGN está cumprindo um papel de responsabilidade social com a história e cultura de Cachoeiro de Itapemirim, o local que é o berço das rochas ornamentais do Brasil. A divulgação da história do setor não era feita, então estamos desempenhando um papel importante para o setor que movimenta a economia capixaba”.
Além da exposição, os visitantes poderão conferir o Arquivo Público do Estado, onde será possível obter o Registro de Entrada de seus antepassados imigrantes italianos ao Espírito Santo. Este projeto itinerante permitirá que os visitantes se conectem com seu passado e compreendam melhor a contribuição histórica dos imigrantes italianos para o setor de rochas capixabas.
A FENARQ DESIGN 2024 promete ser um evento memorável, celebrando tanto o crescimento econômico do setor de rochas ornamentais quanto a rica história cultural do Espírito Santo. Não perca a oportunidade de participar deste evento imperdível e de se conectar com a história e o progresso do setor que tanto contribui para a economia e identidade capixabas.