Cultura

Capital Capixaba Celebra 150 Anos da Imigração Italiana com Grande Festival

Vitória sedia o Festival da Cultura Italiana na Praça do Papa, promovendo intercâmbio cultural e destacando a importância histórica dos imigrantes italianos no Espírito Santo

Entre esta sexta-feira (31) e domingo (02), a Praça do Papa, em Vitória, será palco do Festival da Cultura Italiana: “tudo começou aqui, Noi Siamo La Storia”. O evento gratuito celebra os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo, oferecendo um rico panorama das histórias, produções artísticas, cultura e culinária italianas.

Organizado pela Comunità Italiana, entidade cultural presidida por Rosa Maioli, o festival busca promover um intercâmbio entre as colônias de italianos, seus descendentes e a população capixaba. “A nossa cultura, mesmo fora do nosso país de origem, segue viva e forte. Basta visitar as colônias italianas, que estão espalhadas pelo território capixaba, como Santa Teresa, Santa Leopoldina e Aracruz. Por isso, o festival irá reunir toda a vivência e história dos italianos e seus descendentes, que permanecem aqui no Espírito Santo até os dias de hoje”, destaca Rosa.

O evento conta com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Secretaria da Cultura (Secult), do Ministério da Cultura (Minc), entre outras entidades.

*As Principais Atrações*

Com três palcos principais – “Espaço Vi e Vivi”, “Palco Coliseu” e “Palco Torre de Pisa” – o festival oferece uma série de atrações para celebrar a vibrante cultura italiana. Entre as atividades, destacam-se a pisa da uva, que rememora a tradicional produção de vinho, apresentações de corais, bandas, cortejos com danças e trajes típicos, mini campo de bocha livre, mini tombo da polenta, teatro e apresentações de grupos folclóricos das colônias italianas do Estado.

*Os Italianos em Terras Capixabas*

A imigração italiana no Espírito Santo teve início na década de 1850 com Pietro Tabacchi, que, por razões políticas, emigrou do Trento para o Espírito Santo, onde adquiriu a “Fazenda das Palmas” em Santa Cruz, Aracruz. Em 1874, a Expedição Tabacchi marcou o começo da imigração em massa de italianos para o Brasil. O navio La Sofia partiu de Gênova em 03 de janeiro e chegou em 17 de fevereiro na Baía de Vitória, após uma viagem de 25 dias. Dos 388 camponeses da expedição, 145 permaneceram no Espírito Santo, enquanto os demais se transferiram para outras províncias.

O Espírito Santo tornou-se, assim, o berço da imigração italiana no Brasil. De acordo com o “Projeto Imigrantes Espírito Santo”, do APEES, dos mais de 48 mil imigrantes que chegaram ao Estado, 75% eram italianos. Cilmar Franceschetto, diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, salienta a importância da presença italiana: “A presença italiana é vista de norte a sul do Espírito Santo, com protagonismo em áreas do setor econômico-produtivo. Ela também é percebida nas manifestações culturais, religiosas, costumes e transmissão dos saberes.”

O Festival da Cultura Italiana promete ser uma celebração vibrante da herança italiana, reafirmando a importância histórica e cultural dos imigrantes italianos no Espírito Santo e fortalecendo os laços entre as duas culturas.

Leia também