No dia 16 de abril é comemorado o Dia Mundial da Voz, criado para promover a conscientização sobre a importância e cuidados com a voz, instrumento de trabalho de cerca de 70% da população ativa. Dan Mendonça, médico otorrinolaringologista, explica que a voz é como um belo cartão de visitas, já que é cada vez mais amplo o seu uso como ferramenta de trabalho e como veículo das nossas emoções. Mas como mantê-la saudável? O especialista explica.
O médico informa que ter bons hábitos de saúde em geral, como não fumar e estar sempre vigilante para o próprio desempenho vocal são ações de rotina para preservar a voz. “Se ficar rouco com frequência, procure avaliação do médico otorrinolaringologista”, recomenda. Inclusive, a falta de cuidados com a voz pode ter como reflexo o surgimento de diversas doenças. “Problemas na laringe que não são cuidados tendem a se tornarem crônicos, e ir se agravando. Inclusive, eventualmente, atingirem um estágio de inflamação exagerado onde precisará de intervenção cirúrgica”, alerta Dan Mendonça.
Segundo o especialista, em fumantes há um risco de câncer muito alto em relação a quem não fuma. Dan Mendonça explica ainda que, no geral, qualquer rouquidão que não regrida em uma semana tem indicação clara de avaliação com vídeo laringoscopia, que é o melhor método de detecção precoce de cânceres, paralisias de pregas vocais, e outras doenças que possam ir se agravando com o passar do tempo, tornando-se mais difíceis de tratar.
Mas afinal, há uma fase definida onde os cuidados com a voz devem ser iniciados? Segundo o Dr. Dan Mendonça, todos os adultos, ao conviverem com crianças estão fazendo parte do modelo de aquisição vocal daquela criança. Se ela convive com tímidos, tímida será! “E ao oposto, se ela convive com pessoas que tem uma boa locução, terá muito mais facilidade em se expressar verbalmente, cantar, lecionar. Uma boa voz abre horizontes e oportunidades”, declara o médico.
Jornada Nacional da Voz
O médico otorrinolaringologista Dan Mendonça é um dos palestrantes da Jornada Nacional da Voz, que acontece nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, na Casa da Cultura Sônia Cabral, com entrada gratuita. Ele vai falar sobre o trato vocal e como o fumo, o álcool, as drogas e o refluxo impactam na voz.
O evento terá ainda palestras de outros especialistas, como nutricionista, preparador corporal e fonoaudiólogo.