Geral

A misericórdia de Deus é infinita; cabe ao cristão revelar isso aos necessitados

 “Maria, ensina-nos a viver a comunhão e participação” foi o tema da Missa de Encerramento da 454ª edição da Festa da Penha, realizada em campo aberto na Prainha, em Vila Velha, no final da tarde desta segunda-feira (8), dia dedicado à padroeira do Espírito Santo.
A imagem de Nossa Senhora da Penha foi levada até o altar por integrantes da escola Aprendizes Marinheiros (Eames). Uma multidão lotou o Parque da Prainha para acompanhar a missa e ouvir a mensagem de Dom Dario Campos, Arcebispo de Vitória.
 O Evangelho de Lucas, 1, foi a base da homilia, onde Dom Dario repetidamente lembrou que a misericórdia de Deus é imensa e dura para sempre. Cabe aos cristãos propagar essa maravilha, principalmente aos que sofrem.
 Dom Dario iniciou a homilia lembrando a enchente que assolou 13 cidades do sul do Espírito Santo, e pediu uma oração pelas pessoas que morreram, bem como pelos que ainda estão sofrendo as consequências da enchente. Lembrou a corrente de solidariedade que se formou para socorrer os municípios, que uniu o poder público e a sociedade civil.
Após, rezou uma Ave-Maria com a multidão, intercedendo por todas as vítimas. Vinte pessoas morreram em Mimoso do Sul e Apiacá, e mais de 11 mil tiveram que deixar suas casas por causa da enchente. Em todas as leituras da missa, ênfase na obediência a Deus, em atender ao chamado e servir, assim como fez Maria.
 A disposição de Maria em servir deve nos inspirar para que assumamos a nossa missão batismal, “de anunciar a todos e todas a bondade, as maravilhas e o cuidado do Senhor, sobretudo, dirigido aos pequenos e empobrecidos”, ressaltou o Arcebispo.
Dom Dario refletiu que a Festa da Penha se insere na oitava da Páscoa e a Virgem da Penha nos convida a celebrar o nosso “sim, ó Pai”. No tema da festa, “Ó, vem conosco, vem caminhar”, um pedido para que a Virgem nos acompanhe e nos fortaleça, para que possamos seguir seu filho Jesus.
Para que todos reconheçam as maravilhas do Senhor em suas vidas, pois, apesar das muitas dificuldades e perdas, o Senhor Deus tem cuidado de cada um. “A sua misericórdia se estende de geração em geração”, destacou o Arcebispo, citando trecho de Salmos, 118.
 Essa promessa de sustentar e acompanhar seu povo foi realizada em seu filho Jesus, continuou Dom Dario, acrescentando: “Ele demonstrou e revelou a todos, por meio de suas palavras e atitudes, a bondade e a face misericordiosa do Pai, colocando-se ao lado dos pecadores e marginalizados, dos excluídos e sofredores, oferecendo sua própria vida, a fim de que todos pudessem ter vida em abundância.”
 Hoje, continuou, é necessário ouvir a voz de Maria, que nos convida a fazer tudo o que seu Filho nos disser, fazendo chegar a todos a misericórdia do Pai. “De maneira especial pelo anúncio do Evangelho que propõe a construção da paz, do diálogo, da concórdia e da fraternidade”, ressaltou Dom Dario, arrematando que está na hora de deixar de lado as divergências, para que possamos assumir um lado mais fraterno.
 O governador Renato Casagrande participou da Missa de Encerramento com a primeira-dama, dona Virgínia. Também presente o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, vereadores e diversas autoridades. O Arcebispo agradeceu ao poder público pelo espaço na Prainha, onde a missa estava sendo realizada.
A exemplo de edições anteriores, Dom Dario concedeu a palavra aos bispos que participaram da festa. Frei Djalmo Fucks, Guardião do Convento da Penha lembrou o Salmo 118:  “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos”. Ressaltou que este dia foi preparado pelo Senho ressuscitado.
“O Convento da Penha, a Associação dos Amigos do Convento da Penha e a Mitra Arquidiocesana de Vitória prepararam a festa. Muito antes, entretanto, o evento foi preparado por Deus e por Nossa Senhora. A Festa da Penha é muito mais do que vimos e ouvimos, do que tocamos. Ela acontece dentro do coração de cada um de vocês aqui presentes, uma emoção que vai além do que podemos explicar. Uma Festa que tem 454 anos, definitivamente,, não é feita por nós, mas toma a todos nós.”, disse.
A Festa da Penha é a principal festa religiosa do Espírito Santo e a 3ª maior festa mariana do Brasil. O evento tem 454 anos de tradição, e na edição de 2024 trouxe para reflexão o tema: “Ó, vem conosco, vem caminhar”.
A Festa começou no último domingo (31), reunindo milhares de devotos de diversos pontos do Espírito Santo e de outros estados do Brasil. Durante os nove dias de festa, mais de 50 missas foram celebradas e 11 romarias foram realizadas. A festa contou também com atrações noturnas, a última delas o cantor Michel Teló, que se apresentou logo após a Missa de Encerramento.
A festa em devoção a Nossa Senhora da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha.

Leia também