Em um marco histórico para o estado, o Espírito Santo registrou um recorde na abertura de empresas em 2023, totalizando 20.532 novos empreendimentos. Esse número representa um aumento notável de 5,21% em comparação com o ano anterior, que contabilizou 19.514 processos de constituição. Com uma média de 57 empresas abertas diariamente, este é o valor mais expressivo dos últimos dez anos.
As áreas de destaque no último ano foram o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, liderando com 7.569 registros, seguido pela promoção de vendas, com 6.891, e o comércio varejista de bebidas, em terceiro, com 5.066.
O presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Alfonso Menegueli, atribui esse aumento significativo à simplificação do sistema e à integração promovida pelo governo estadual entre os órgãos envolvidos no processo de abertura. O Decreto Estadual nº 5183-R, que dispensou atividades de baixo potencial de risco, e a integração via Simplifica ES foram fundamentais para facilitar o processo, conforme destacado por Menegueli.
Mais de 8 mil empresas foram beneficiadas pelo Decreto, dispensando autorização legal para 620 atividades de um total de 1.332 listadas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
Quanto à eficiência do processo, cerca de 67% dos registros na Jucees são processados em menos de 10 minutos, alcançando 78% se considerados até 30 minutos. O tempo médio total, desde a consulta de viabilidade até a obtenção do CNPJ para iniciar as operações, é de 13 horas, consolidando o Espírito Santo como líder na região Sudeste no ranking da Redesim.