Economia

Findes vai auxiliar municípios da Regional Centro-Norte a melhorarem a ambiência de negócios  

A Agenda Propositiva entregue nesta quinta-feira (07), em Nova Venécia, foi o 12º documento a ser feito pela Federação 

Com uma economia baseada nos setores de rochas ornamentais e agropecuária, a Regional Centro-Norte acaba de receber um documento da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) que vai auxiliar os municípios que a compõem a receberem investimentos privados.

Boa Esperança, Montanha, Mucuri, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão são os municípios que formam a Regional, que possui 239 indústrias e gera 2,9 mil empregos formais.

A Agenda Propositiva foi entregue pelo presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), Luiz Azevedo Almeida, nesta quinta-feira (07), em evento realizado na Câmara de Vereadores de Nova Venécia.

Receberam o documento os vice-prefeitos de Nova Venécia e Vila Pavão, Paulo Roberto Damaceno e Vantuil Schraiber, respectivamente, além de representantes das demais cidades da Regional.

Em sua fala, Luiz destacou que o material apresenta sugestões que vão ao encontro das necessidades do setor produtivo e que possibilita aos entes públicos atuarem de forma mais assertiva na melhoria do ambiente de negócios.

“O beneficiamento de produtos que atualmente são comercializados in natura e o turismo são setores promissores aqui na Regional para receberem investimentos e se desenvolverem ainda mais. Por isso, enxergamos que a Agenda Propositiva da Findes vai ajudar as regiões a se tornarem mais atrativas e qualificadas para receberem investimentos, gerando mais empregos e renda.”

Para o diretor da Regional Centro-Norte, Andrin Márcio Lubiana, os municípios só têm a ganhar com o documento proposto pela Findes.

“Com cooperação e planejamento adequado, todas as regiões poderão avançar em temas como celeridade nas ações administrativas, licenciamento ambiental, obtenção de alvarás e infraestrutura adequada.”

Também participaram do evento, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias; o diretor adjunto da Regional, Delson Zampirolli; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes.

Um pouco sobre a Agenda

Ao todo, 20 dimensões estratégicas de atuação constam na Agenda Propositiva da Regional Centro-Norte. Elas unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria do ambiente de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.

 

Alguns dados da Regional Centro-Norte

  • Total de indústrias: 239
  • Geração de empregos formais na indústria: 2,9 mil
  • Atividade com maior nº de empregos: fabricação de produtos alimentícios (1.055)
  • Empresas por setor industrial: fabricação de produtos de minerais não-metálicos (61), construção de edifícios (47) e extração de minerais não-metálicos (40)
  • Salário médio: R$ 2.150,00

Leia também