Entretenimento

Atração encerra projeto do Diversão em Cena 2023

Nos dias 11 e 12 de novembro, acontece mais um espetáculo promovido pelo Diversão em Cena, e agora é a vez da peça “Casa Caramujo”, com montagem da Cia Teatro Epigenia, a poderá ser assistida pelo público capixaba, no Teatro Universitário, às 16 horas, com entrada gratuita e classificação etária de 6 anos, duração de 50 minutos e com presença de intérprete de libras na sessão de domingo.

O espetáculo Casa Caramujo

Ao perceber que poderá perder a mãe doente, um menino enfrenta a “ Dona Morte” e consegue aprisioná-la dentro de uma casa de caramujo, que havia sido deixada pelo seu dono (Caramujo) para se banhar. Quando retorna para casa, encontra sua mãe bem, mas, aos poucos, eles e todos os moradores do lugar começam a se deparar com um fato: ninguém consegue mais colher frutos, legumes, verduras e pescar. Aprisionada, a morte deixa de agir e ninguém mais consegue se alimentar, quebrando, assim, o ciclo da vida. O menino então precisa mergulhar no fundo das águas e resgatar a dona morte para a vida voltar ao normal.

Os ingressos são gratuitos, sendo retirados na bilheteria do Teatro Universitário, a partir do dia 7 de novembro, terça-feira, às 14 horas. Serão distribuídos apenas 2 ingressos por CPF.

Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos, o Diversão em Cena é o maior programa para formação de público para teatro infantil do país. Presente em mais de 60 territórios de todas as regiões brasileiras, a iniciativa leva atrações culturais (gratuitas ou a preços populares) aos teatros, praças e parques das cidades por onde passa. A temporada 2023 do Diversão em Cena faz parte das ações comemorativas pelos 35 anos da Fundação ArcelorMittal.

Neste ano, o Diversão em Cena em Vitória, contou com sete espetáculos especiais para as famílias, mensalmente de maio a novembro, entre eles:

“A Menina do Meio Mundo – Elza Soares para Crianças”; “Bita e a Imaginação que sumiu” – o único pago a preço popular; “Elsa, A Rainha da Neve”; “Trilogia Solas”; “Tubarão Martelo”; “João e o Pé de Feijão”, encerrando com o “Casa Caramujo”, sendo mais de 7.356 pessoas contempladas por tantos espetáculos lindos e gratuitos.

Além do espetáculo, será ofertado oficina gratuita, no sábado, dia 11 de novembro, de 10 às 13 horas, com Márcio Nascimento, ator premiado do espetáculo Casa Caramujo, de Oficina Prática de Teatro de Animação.

A oficina apresenta as linhas básicas de manipulação e interpretação com bonecos e é oferecida a todos profissionais das Artes Cênicas, educadores, professores de arte, interessados em geral, acima de 16 anos que tenham de alguma forma interesse em trabalhar com Teatro de Bonecos ou conhecer um pouco da pratica. Na oficina serão abordadas questões práticas inerentes a qualquer técnica de manipulação e que são base para que o interessado aprenda as noções da manipulação de bonecos. Uma série de exercícios enfoca os princípios de nível, ponto fixo, eixo, mudança de dinâmica, neutralidade entre outros tantos focos de interesse. Durante a oficina é prevista a construção de protótipos que servirão para o entendimento e a realização dos fundamentos apresentados.

A oficina gratuita é realizada com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A oficina faz parte da ação de contrapartida social do projeto.

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

Leia também