Projeto é uma iniciativa de incentivo à leitura e de divulgação de escritoras e escritores que produzem literatura infantil no Espírito Santo. Congresso acontece entre os dias 06 e 08 de dezembro, em Ouro Preto, Minas Gerais.
Este 2023 tem sido um ano produtivo para a escritora capixaba Lilian Menenguci. Seus projetos estão circulando, em solo capixaba e para além dele. Em breve, ela lançará duas novas obras de literatura infantil e, em dezembro, encerrando o ano com chave de ouro, participa, com a apresentação do trabalho “Livros gigantes: estratégias de mediação e formação de leitores de todos os tamanhos”, do VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, em Ouro Preto, Minas Gerais.
O projeto, idealizado e realizado pela própria escritora, é uma iniciativa de incentivo à leitura e de divulgação de escritoras e escritores que produzem literatura infantil no Espírito Santo. Consiste na exposição de livros que têm 1,60 cm de altura por 1,15 cm de largura, no formato fechado, e da contação das histórias contidas nesses livros. Circula, desde 2015, em diferentes eventos que envolvem o livro, a leitura e a literatura. Cerca de 15 mil pessoas já tiveram alguma experiência com esse projeto. No ano de 2016, ele foi classificado no 8º Prêmio Viva Leitura, do Ministério da Cultura (MinC), e também recebeu “Voto de Louvor”, honraria da Câmara Municipal de Vitória.
Em 2017, recebeu “Voto de Louvor” da organização da Feira Literária Capixaba(Flic). No ano de 2019, foi selecionado para integrar a programação do V Encontro Luso-Brasileiro, em Lisboa (Portugal). “Quando idealizei esse projeto, confesso, tinha uma expectativa de que ele abraçaria o público para o qual foi pensando. Para minha maior alegria, testemunhei esse público, de todos os tamanhos, se permitindo embrulhar em cada uma das páginas, dos livros gigantes, devolvendo esse abraço. Coisa mais linda de se ler e de se (vi)ver”, declara Lilian Menenguci.
Sobre a participação no VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, a escritora garante ser uma tremenda oportunidade de compartilhar essa vivência nesse Congresso tão prestigiado e que tem importância fundamental no movimento literário, sobretudo infantil e juvenil. “Espero representar bem o Estado do Espírito Santo”, afirma.
Com o tema “Educação literária: mudanças em movimento”, o Congresso vai reunir escritores e pesquisadores, durante três dias, para debaterem o ensino da literatura e a manifestação do texto literário a partir do diálogo com o meio virtual, o surgimento de novos gêneros, o perfil de leitores, as temáticas e as materialidades do texto.
A programação do evento inclui lançamento de livros, sarau literário, palestras e contará, ainda, com a presença de escritores de renome, como o premiado João Anzanello Carrascoza, premiado três vezes com o Prêmio Jabuti, e a própria capixaba Menenguci.