Estudantes aproveitam o intervalo entre as aulas para declamar poemas em português e outros idiomas.
Recreios marcados por poemas que carregam sentimentos, adentram a mente e o coração, e desenvolvem habilidades socioemocionais. Assim têm sido os intervalos das quartas-feiras dos alunos dos Ensinos Fundamental 2 e Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Por meio do Projeto Falares, três ou quatro estudantes por semana declamam poemas de própria autoria ou escritos por grandes poetas das literaturas brasileira e estrangeira, em português, inglês, italiano, espanhol, francês e alemão, idiomas oferecidos pela escola.
Realizado desde novembro de 2021, o Projeto Falares é coordenado por alunos voluntários do Ensino Médio. De acordo com Erika Sá, professora de Português e Literatura da escola, os interessados se inscrevem por meio de fichas e indicam os poemas que desejam declamar, sejam eles autorais, sejam de poetas conhecidos. A partir disso, os textos são selecionados por ela e pelos alunos coordenadores.
Para a professora, a declamação de poemas vai além de um momento cultural e de entretenimento, pois contribui para a formação integral tanto dos alunos que organizam quanto dos que declamam ou ouvem.
De acordo com Erika, os que declamam os poemas de própria autoria ou de autores famosos mostram o que gostam de ler e escrever e têm a possibilidade de se colocarem diante de uma plateia. “Eles acabam desenvolvendo a linguagem oral e expressão corporal, já que declamar um poema não é uma mera leitura de um texto”, opina.
Já os alunos coordenadores voluntários têm a chance de estarem à frente da organização de um projeto, cuidando de todos os detalhes, e serem proativos e protagonistas. “Essas são habilidades muito importantes para a formação de líderes”, ressalta. Por outro lado, quem assiste vive um intervalo diferente dos demais dias da semana, rico culturalmente e inspirador.