O job hopping é uma tendência ascendente no mercado de trabalho, especialmente entre profissionais com menos de 34 anos. Caracterizado por colaboradores que optam por mudar de trabalho continuamente, é um comportamento que precisa ser discutido e compreendido!
Se de um lado, há um ciclo de vida do colaborador diferente, com pessoas em busca constante de desafios novos; de outro, estão as empresas, que passam por um momento profundo de revisão. Até porque pesquisas, as relações de trabalho estão realmente mudando.
Job hopping é uma expressão em inglês que, traduzida para o português, significa “salto de emprego”. Por isso, é utilizada para se referir a esse tipo de atitude, que vem se tornando cada vez mais comum dentro das organizações.
O fenômeno deu origem às classificações “job hoppers” ou “job jumpers”, que se referem a todos os trabalhadores que trocam de função ou de empresa com certa frequência. Os motivos para isso são:
- desejo de aumentar os conhecimentos;
- remuneração mais alta;
- condições melhores de trabalho;
- liberdade profissional;
- busca por outros desafios;
- qualidade de vida;
- status;
- visão de decisões a curto prazo;
- necessidade pela busca de formação contínua;
- falta de desenvolvimento profissional em uma mesma função;
- maior compromisso com os próprios objetivos do que com organizações.
Todos esses itens são demonstrativos do quanto o employee experience está relacionado a essa ocorrência.
As empresas devem conseguir distinguir um colaborador que diversifica as experiências ao longo da carreira de um que precisou se recolocar por motivos ligados ao seu desempenho.