O público lotou a Praça do Papa, em Vitória/ES, e aproveitou todos os espaços oferecidos pelo maior evento de inovação no Espírito Santo.
Foram três dias dedicados à inovação e tecnologia, com público superior a 20 mil visitantes. O ESX – Espírito Santo Innovation Experience foi um sucesso e lotou a Praça do Papa, em Vitória, durante os dias 02, 03 e 04 de junho. Não é à toa que é conhecido como o maior evento de inovação do estado, o ponto de encontro do ecossistema de inovação capixaba.
“Conseguimos, com o ESX 2023, oferecer aos visitantes uma oportunidade de contato com as novas tendências, com o que vem sendo feito de mais moderno mundo afora, e com o que está sendo produzido por aqui, em nosso estado. Apresentamos o melhor do que vem sendo desenvolvido pelos atores das cinco hélices que compõem o nosso ecossistema de inovação: academia, empresas, entes de governos, instituições e startups. E tudo isso apresentado num ambiente favorável para a geração de negócios, colaboração e networking. Isso é pensar no futuro”, enfatiza o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.
Opinião compartilhada pelo governador Renato Casagrande. “Esse evento apresenta o ambiente de inovação que nós e a sociedade capixaba buscamos fortalecer em nosso estado. É muito bom poder construir juntos esse ambiente, porque sabemos que até pouco tempo o governo olhava para o desenvolvimento pensando apenas na indústria, mas sabemos que a inovação e a tecnologia também são caminhos possíveis para o fortalecimento e o crescimento de nosso estado, podendo inclusive nos levar a alcançar a soberania”, pontua.
ESX em números
Com mais de 100 palestrantes, o ESX 2023 ofereceu seis ambientes temáticos para a realização de palestras e painéis. Sempre lotados, a Arena do Conhecimento, o SebraeLab e os Espaços Start, Rocket, Conexão e Governo colocaram a inovação no centro do debate.
E como o ESX 2023 foi desenvolvido para todas as idades, a programação ainda despertou o interesse e a curiosidade dos visitantes com oficinas de programação, robótica e games, disponíveis nos espaços Talentos do Amanhã, Robótica e Arena Game. Sete robôs e máquinas inteligentes, além de jogos e games capixabas contribuíram para que todos se envolvessem ainda mais com a inovação. Por sinal, a sala imersiva foi um dos destaques, promovendo interação e novas experiências ao público.
Nos espaços expositivos, as 80 startups selecionadas, por meio de edital, para participarem do ESX 2023 roubaram a cena e chamaram a atenção de quem buscava pelo futuro, olhando para novas tecnologias e ideias que apontam o caminho da inovação e do desenvolvimento. Elas assumiram a ala central do evento, expondo seus produtos e serviços, sempre com soluções para atender a sociedade civil e empreendedores.
“Não é precoce dizer que participar do ESX será um divisor de águas para o Vibes! A interação com os visitantes do evento, com outros expositores e com a própria equipe do Sebrae/ES gera conexões incríveis. No evento, percebemos o engajamento da equipe do Sebrae/ES em apoiar as startups e a força de fazer acontecer dos empreendedores, é nesse match que a energia do ESX foi gerada. Um sucesso total!”, comemora o empreendedor e CEO da Vibes, startup expositora no evento, Fernando Gregório.
Além das startups, outros 18 expositores, compostos por academia, instituições públicas e privadas, além de hubs de inovação, marcaram presença no evento, assim como os mais 15 fornecedores para startups.
“A gente fica maravilhado com tudo que o Sebrae/ES proporcionou com esse evento, e para a minha formação acadêmica isso é muito importante. Em cada inovação, em cada área, a gente consegue ver desafios no ramo da administração e quando chega aqui, a gente vê a prática, encontrando nos stands, uma solução para esses desafios”, frisa o estudante técnico em Administração do Ifes, Vitor Martins.
O ESX 2023 é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES); correalização do Governo do Estado do Espírito Santo; com apoio dos parceiros da MCI – Mobilização Capixaba pela Inovação; patrocínio da Vale; Petrobras e Governo Federal; Findeslab; Suzano; ArcelorMittal; Prefeitura de Vitória; EDP; e Sicoob.