Entretenimento Eventos

“A MENINA DO MEIO DO MUNDO – Elza Soares para Crianças”

O novo espetáculo do premiado projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, chega em Vitória nos dias 13 e 14 de maio, às 16 horas, no Teatro Universitário, em Vitória, e gratuitamente para o público capixaba, abrindo a quarta edição do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal de 2023.

O musical infantil reúne grandes sucessos imortalizados na voz de Elza Soares em uma história lúdica, emocionante e divertida sobre a força da mulher negra. Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados pela cantora como “Meu Guri”, “A Carne”, “Se Acaso você Chegasse”, “Mas que nada” e “Lata D’Água.

Quando era criança e nunca tinha saído da favela de Moça Bonita (hoje Vila Vintém), no Rio de Janeiro, Elza Soares acreditava que as luzes das casas, carros e tudo mais lá embaixo eram estrelas. A menina carioca via seu morro cercado de estrelas por todos os lados e era doida para descer e conhecer os astros de pertinho. E, quem sabe, se tornar ela mesma uma estrela? A história, contada pela própria artista, inspirou e guia o musical “A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças”.

Com texto de Pedro Henrique Lopes, direção de Diego Morais, direção musical de Tony Lucchesi e coreografias de Viviane Santos, o espetáculo leva aos palcos a relação afetuosa entre Elza e sua mãe Rosária, os desafios na criação de uma criança com poucos recursos financeiros, a importância do afeto entre as pessoas, a finitude da vida e, principalmente, a valorização da mulher negra em uma sociedade regida por homens brancos.

Este é o sétimo espetáculo do projeto Grandes Músicos para Pequenos, criado com o objetivo de apresentar os grandes nomes da MPB para as novas gerações, em espetáculos que reúnem toda a família. Depois de Luiz Gonzaga, Braguinha, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Raul Seixas e Elis Regina, chegou a vez de Elza Soares ganhar sua homenagem no projeto.

“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” apresenta as atrizes Merícia Cassiano no papel de Elzinha e Ella Fernandes como Dona Rosária, além de Lucas da Purificação (Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri) em uma história ficcional que se resgata algumas passagens da trajetória de Elza Soares. Em uma delas, a cantora é ridicularizada em um programa de calouros apresentado por Ary Barroso, mas deu a volta por cima ao falar da fome do povo pobre. Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elza Soares, como “Meu Guri”, “A Carne”, “Se Acaso você Chegasse”, “Mas que nada”, “Lata D’Água”, “A Mulher do Fim do Mundo” e muitos outros, em arranjos pensados para as novas gerações.

Para quem quiser assistir, de forma gratuita, basta retirar o ingresso na bilheteria do teatro, a partir de terça feira, dia 9 de maio, limitados a 2 (dois) ingressos por CPF. No dia 14 de maio, o espetáculo conta com a presença de intérprete de Libras.

SOBRE O PROJETO

Promovido pela Fundação ArcelorMittal, o programa Diversão em Cena, que tem o compromisso de democratizar o acesso à cultura, levando apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas, em mais de 60 municípios. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem realização local da WB Produções.

SERVIÇO –  Diversão em Cena ArcelorMittal Vitória

A MENINA DO MEIO DO MUNDO – Elza Soares para crianças. (RJ)

Data:  13 e 14 de maio – (sábado e domingo)

Local: Teatro Universitário – Ufes

Endereço: Av Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras – Vitória

Hora:  16 horas (sábado e domingo)

Gênero: Infantil

Classificação: livre

Duração:60 minutos

Entrada gratuita: retirada do ingresso na semana do evento, a partir de terça feira, na bilheteria do teatro. Apenas 2 ingressos por CPF. (14 horas)

Mais informações: wbproducoes.com

Sinopse:

“A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças” apresenta as atrizes Merícia Cassiano, no papel de Elzinha, e Ella Fernandes como Dona Rosária, além de Lucas da Purificação (Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri) em uma história ficcional que resgata algumas passagens da trajetória de Elza Soares. Em uma delas, a cantora é ridicularizada em um programa de calouros apresentado por Ary Barroso, mas deu a volta por cima ao falar da fome do povo pobre. Na trilha sonora, estão grandes clássicos da MPB imortalizados por Elza Soares, como “Meu Guri”, “A Carne”, “Se Acaso você Chegasse”, “Mas que nada”, “Lata D’Água”, “A Mulher do Fim do Mundo” e muitos outros, em arranjos pensados para as novas gerações.

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral: Diego Morais

Direção Musical e arranjos: Gabriel Quinto e Tony Lucchesi

Coreografias: Viviane Santos

Roteiro Original: Pedro Henrique Lopes

Elenco: Merícia Cassiano (Elza), Ella Fernandes (Dona Rosária), Lucas da Purificação (Ary e Alair), Elis Loureiro (Dindi) e Caio Nery (Guri)

Cenário: José Cohen e Clivia Cohen

Figurinos: Lucila Belcic e Clivia Cohen

Cenotécnico: André Salles

Iluminação: Lucio Bragança Junior

Operação de Som: Leonardo Carneiro

Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)

Assistentes de Produção: Heder Braga e Layla Paganini

Produção e realização: Entre Entretenimento

Leia também