Investir em farinhas de trigo específicas para cada tipo de preparação pode trazer benefícios significativos para o resultado final do produto. Isso ocorre porque cada tipo de farinha possui características únicas, como o teor de proteína, o tamanho do grão e a quantidade de amido, fatores que influenciam diretamente na textura, no sabor e na qualidade das preparações.
Sempre atento às demandas e mudanças do mercado, o Grupo Ocrim investe constantemente em melhorias na sua linha de farinha de trigo Mirella. O reflexo dessa preocupação pode ser visto em algumas das opções oferecidas, focadas em produtos específicos como pizza e pastel, além do pães francês e doce, e da farinha orgânica, produto no qual o Grupo é pioneiro no mercado brasileiro.
Essa utilização também pode auxiliar em possíveis problemas no processo preparação, como evitar que a massa fique pesada demais ou que não cresça o suficiente.
O presidente da empresa, Amedeo di San Marzano, ressalta que a preferência e aderência dessas farinhas são percebidas, principalmente, entre pessoas que possuem o próprio negócio. “Devido à crescente profissionalização e qualificação do setor, é cada vez mais importante acompanhar esse movimento, tanto por meio do conhecimento como por meio do investimento em ingredientes de alta qualidade, que se diferenciam no mercado.”
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021 o nicho faturou R$105,85 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior.
Atualmente, são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil, gerando cerca 920 mil empregos diretos e 1,6 milhões indiretos, segundo dados de 2020. A estimativa é que 41 milhões de pessoas vão diariamente nas padarias para comprar o tradicional pãozinho.
Gilson Santos, proprietário da padaria A Fornada, localizada em São Paulo (SP) e premiada internacionalmente, compartilha que o resultado dos pães feitos com a farinha da marca é incomparável. “Há 12 anos faço pães com a farinha Mirella Orgânica e o sabor, a textura e a aparência são diferenciadas”, diz.
Já no segmento de outra paixão nacional, a pizza, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), os números também são expressivos. Em um estudo realizado em 2022, a Associação mapeou mais de 83 mil pizzarias e pôde ter um conhecimento melhor sobre o mercado.
Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias, sendo 26.160 somente no estado de São Paulo. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 9.739 e Minas Gerais, com 7.668.
Mas, apesar de São Paulo ocupar o primeiro lugar, nos últimos 12 anos os estados que apresentam maior crescimento estão no Norte e Nordeste. São eles: Pará, Paraíba, Alagoas, Tocantins, Amazonas, Piauí, Pernambuco e Maranhão.
Ainda de acordo com a APUBRA, 95% das pizzarias são classificadas como microempresas e 54% como MEI, o que demonstra como o segmento ajuda a impulsionar o pequeno empreendedor e a economia interna.
Ronaldo Ayres, conhecido como o nome da sua marca “Sr. Pizza”, é diretor do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil, o maior centro nacional de formação de pizzaiolos, e conta os diferenciais que a farinha Mirella Pizza proporciona no dia a dia. “É uma linha que se adequa muito bem às pizzas de longa fermentação, por exemplo, sendo mais leve, agradável e com melhor digestibilidade. Inclusive, acredito que ela está em um nível superior às internacionais, pois é produzida com um trigo de alta qualidade em um processo que privilegia todo o potencial do grão”, afirma.