Geral

8º Encontro Nacional de Multicolecionadores do Espírito Santo

Nos dias 2, 3 e 4 de junho, colecionadores capixabas se concentram em Vitória para troca e venda de peças raras.

Os apaixonados por coleções terão a oportunidade de se encontrarem e de conhecerem uma figura ilustre. O modelo selecionado para ilustrar a moeda de comemoração do Centenário da Abolição da Escravatura, Jorge Benjamim estará em Vitória, para a abertura do 8º Encontro Nacional de Multicolecionadores do Espírito Santo, que acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho no Century Plaza, na Praia de Camburi, das 9 às 19 h.

Serão mais de 100 mil peças para troca e venda de 35 expositores do país, com vários Estados participantes como Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, para citar alguns.

O destaque desse ano é a presença de Jorge Benjamim dos Santos, Pai da Série Axé 100 Cruzados 1988. Ele foi o modelo selecionado para ser a figura impressa na moeda comemorativa de 100 da abolição da escravatura, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil (CMB). Na época Benjamim era inclusive funcionário da Casa da Moeda, mais um motivo para ser escolhido como o rosto da Série Axé 100.  

O encontro de Multicolecionadores é gratuito e tem como objetivo fomentar a prática de colecionismo, moedas, cédulas e selos postais, miniaturas valorizando, em contrapartida, a riqueza cultural e histórica do Brasil e do mundo.

Além das moedas antigas e recentes, nacionais e estrangeiras, comemorativas, cartões-postais, filatelia, numismática, cartofilia, discos de vinil, antiguidades, miniaturas, cartões telefônicos, selos postais raros, esculturas, canetas, documentos antigos, telecartofia e moedas de prata.

O Encontro Nacional de Multicolecionismo de Vitória é realizado pelo Grupo de Multicolecionadores do ES. Para o organizador, expositor e colecionador Walter Moraes Cruz, o evento é uma oportunidade não apenas de troca de objetos mas de experiência e cultura.

Já para o fundador da Sociedade Capixaba de Multicolecionismo e organizador do evento Nilo Sérgio Bastos, o encontro tem o objetivo de expor para os visitantes a história do Brasil como por exemplo, através das cédulas do Brasil colônia.

Leia também