A 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece nos dias 2 e 3 de junho, em Belo Horizonte (MG), tem a geração de emprego e renda como tema central do encontro, que reúne os governadores das regiões Sul e Sudeste do país. O objetivo do Cosud é consolidar a cooperação entre os governos das duas regiões para atender às demandas econômicas, sociais e ambientais. Juntos, o Sul e o Sudeste brasileiros concentram 70% do PIB nacional e uma população de 119 milhões de habitantes.
Casagrande expressou sua satisfação com a oportunidade de discutir com os demais governadores sobre temas que promovem melhorias nas vidas dos moradores dessas regiões.
“Estamos com expectativa muito positiva para o evento em Belo Horizonte. É o segundo encontro do Cosud este ano. Este evento deu muito certo no mandato passado e com certeza já está dando certo neste mandato. Podemos discutir melhorias para a população do Sul e do Sudeste. É importante a troca de experiências para alcançarmos a melhoria na prestação de serviços públicos”, afirmou o governador.
O chefe do Executivo capixaba, que também preside o Consórcio Brasil Verde, destacou ainda a importância dos consórcios para o debate das políticas públicas no país. De acordo com Casagrande, os consórcios ajudam a melhorar a prestação de serviços públicos no país, uma vez que permitem a troca de experiências sobre a implantação de bons projetos:
“Os consórcios têm dado uma grande contribuição para o debate de políticas públicas no nosso país. Todas as regiões hoje têm consórcios e esse trabalho integra os governadores e as equipes de governo. A gente faz políticas juntos, passa a conhecer as equipes de governo de cada Estado, o que ajuda a diminuir o gasto de energia na hora de implementar uma política pública”, disse.
Programação do evento:
Sexta-feira, 2/6:
8h – Credenciamento;
10h – Abertura do evento;
10h30 – Fala dos governadores;
11h25 – Mesa Redonda;
12h30 – Reunião dos governadores;
14h30 – Coletiva de imprensa;
14h45 – Reunião dos governadores com os Procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados do Cosud;
15h30 – Reunião dos Governadores com os líderes da Bancada Sul e Sudeste e com os Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Cosud.
Sábado, 3/6:
9h – Apresentação dos resultados dos grupos de trabalho;
10h – Debate entre os governadores e convidados;
11h – Leitura da Carta de Belo Horizonte;
11h30 – Coletiva de imprensa.