O Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), a maior maternidade pública do Espírito Santo, ampliou seus serviços com a adição de 70 novos leitos pediátricos. O aumento na capacidade é resultado de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra, que busca aprimorar o atendimento infantil na região.
A partir desta terça-feira, o HMMI conta com 60 leitos de enfermaria pediátrica e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPs). Além disso, o hospital começou a realizar cirurgias pediátricas eletivas, que incluem avaliações pré e pós-operatórias, atendendo crianças de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
A primeira internação pediátrica aconteceu hoje, com o pequeno paciente de 2 anos, filho de Jheise Sobrinho de Andrade, de Vila Nova de Colares. “Antes, caso precisasse, teríamos que ir para Vitória. Mas ainda bem que não foi preciso. Foi uma surpresa vir para cá. As instalações são ótimas, fomos bem atendidos”, comentou a mãe.
Expansão dos Serviços do HMMI
– *Leitos de enfermaria pediátrica:* 60 vagas
– *UTIP:* 10 vagas
– *Cirurgias pediátricas eletivas*
Inaugurado em fevereiro de 2022, o HMMI opera com 50 leitos para gestantes e puérperas de risco habitual, um Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas, sete quartos PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto) e 10 leitos para cirurgias ginecológicas. Desde sua abertura, o hospital realizou mais de 8,6 mil partos, 43,4 mil atendimentos, 13,3 mil internações e cerca de 580 cirurgias ginecológicas eletivas.
Em fevereiro de 2024, o HMMI inaugurou o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) municipal do Estado. O BLH coleta e processa leite humano pasteurizado de qualidade certificada para bebês prematuros e de baixo peso, realiza coletas domiciliares e oferece apoio ao aleitamento materno e orientação às mães com dificuldades de amamentação.
Desde a sua inauguração, o HMMI prioriza o parto humanizado, um conjunto de procedimentos que assistem a mulher desde a gestação até o puerpério, respeitando as vontades e características de cada gestante.
O HMMI oferece uma variedade de serviços, incluindo a “Árvore da Vida”, uma lembrança da placenta entregue às mães após o parto normal, e absorventes gelados preparados com chá de camomila. O hospital também abriga um Cartório para registro imediato dos recém-nascidos e realiza, entre outros serviços, o Plano de Parto, cirurgias ginecológicas e atendimento a pessoas em situação de violência sexual.
Com essas novidades, o Hospital Municipal Materno Infantil reforça seu compromisso em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado, beneficiando milhares de famílias da região.