O Festival Movimento Cidade celebra sua 6ª edição em 2024, consolidando-se como a maior exibição de cinema ao ar livre do Espírito Santo. Com um forte DNA audiovisual, o evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas para prestigiar as três mostras que compõem o festival, exibidas em uma super tela de 15x8m, com um total de 20 obras audiovisuais gratuitas.
As três mostras audiovisuais são: a Mostra Movimento Cidade (nacional), a Mostra Cena Capixaba (local) e a inédita Mostra Horizonte Sudeste. Foram 630 obras inscritas para as duas primeiras mostras, das quais um time de três curadoras selecionou as que serão exibidas.
Mostra Movimento Cidade:
- Pássaro Memória (RJ), de Leonardo Martinelli
- Te Amo, Se Cuida (SP), de André Vidigal e Liz Dórea
- Solos (SP), de Pedro Vargas
- Navio (RN), de Alice Carvalho, Larinha R. Dantas, Vitória Real
- Mandinga (PA), de Raidol
- Ana Rúbia (MT), de Diego Baraldi e Íris Alves Lacerda
- Não Tem Mar Nessa Cidade (RS), de Manu Zilveti
Mostra Cena Capixaba:
- O Encontro das Memórias, de Thiago Coutinho
- Expressa, de Amanda Mendes Cezario
- Travessia, de Fernando Nicolau
- Lorn, de Lucas de Carvalho
- Lugar de Mulher é na Roda, de Alice Dilma
- Tá No Drip, de Ruan Poly da Cruz
- Babel, de Henrique do Carmo
- Minha Cidade Ideal, de Crianças e Adolescentes da EMEF Éber Louzada Zippinotti
Duas dessas obras, uma de cada mostra, serão premiadas com R$3 mil, escolhidas por uma banca de jurados, com o resultado anunciado no palco do festival.
O time de curadoras é composto por:
- GG Fákọ̀làdé: Doutoranda em Cinema e Audiovisual pela UFF e ganhadora do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Técnico do 51º Festival de Cinema de Gramado.
- Natália Dornelas: Cineasta, pós-graduanda em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo CLACSO, premiada pelo filme experimental “Azul da Cor do Mar” no 30° Festival de Cinema de Vitória.
- Tati Franklin: Diretora e montadora formada pela UFES, premiada com o melhor direção no 12º Olhar de Cinema pelo seu primeiro longa-metragem, “Toda Noite Estarei Lá”.
A Mostra Horizonte Sudeste não é competitiva e exibe obras convidadas de cada estado da Região Sudeste, incluindo “O Incrível Mundo Além do Sudeste”, que recebeu o título da temática do Festival. O filme, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), foi gravado em Regência e na Grande Vitória (ES).
Filmes da Mostra Horizonte Sudeste:
- Remendo (ES), de GG Fákọ̀làdé
- Expresso Parador (RJ), de JV Santos
- Atravessaria a Cidade Toda de Bicicleta só pra Te Ver Dançar (SP), de Mauricio Abbade
- Trabalho é Campo de Guerra (MG), de Pedro Carcereri
- O Incrível Mundo Além do Sudeste (ES), de Breno Chamon e Lucas R. Diogo
Uma sessão exclusiva para 70 alunos da Escola Estadual Godofredo Schneider, localizada na Prainha, acontecerá no dia 16 de agosto às 16h.
Além das mostras audiovisuais, o festival contará com shows musicais, bate-papos, batalhas de dança e rima, e intervenções artísticas, celebrando a cultura e a identidade capixaba. Confirmados no line-up musical estão artistas como Criolo, Marina Sena, Silva, Dudu MC, Boogarins, Sthelô, Tasha & Tracie, Ebony, Don L, Tuyo, Kaê Guajajara, Dona Onete, Vandal de Verdade, AFRONTA e Dan Abranches.