Gastronomia

Festival da Cachaça: São Roque do Canaã prepara a maior caipirinha do ES

Festival da Cachaça de São Roque do Canaã vai preparar a maior caipirinha do Espírito Santo

São Roque do Canaã se prepara para um brinde histórico. Nos dias 12 e 13 de setembro, a cidade da região Noroeste do Espírito Santo, reconhecida como a Capital Estadual da Cachaça, será palco do Festival da Cachaça, evento gratuito que reúne tradição, negócios, gastronomia e muita música.

O grande destaque da programação será a preparação da maior caipirinha do Espírito Santo, reforçando a identidade do município como referência na produção artesanal da bebida que é símbolo nacional. O Estado ocupa hoje o terceiro lugar entre os maiores produtores de cachaça do país, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária.

O festival acontece no Pátio de Eventos, na Rua João Guerrini, Bairro Vila Verde, em uma estrutura coberta e com ampla praça gastronômica. O público poderá saborear desde a tradicional comida de boteco até pratos típicos da culinária capixaba, como a moqueca e o torresmo crocante, além de petiscos que harmonizam com as cachaças artesanais locais.

Música, samba e caipirinha

A programação musical promete agradar a todos os públicos.

  • Sexta-feira (12/09):
    19h – Welison e Júnior
    21h – Eduardo e Muriel (forró)

  • Sábado (13/09):
    15h – Sassá & Edimar
    17h – Preparação da maior caipirinha do Espírito Santo
    18h – Tunico da Vila, filho de Martinho da Vila, em show especial com clássicos do pai
    20h – Marcelo Ribeiro & Banda B
    22h – Paulo Leite em homenagem a Sérgio Reis
    00h – Lucas Viganô & Banda Brutaiada

Um dos momentos mais esperados será às 17h de sábado, quando será produzida a maior caipirinha do Estado. Logo depois, a brasilidade da bebida se une ao samba de Tunico da Vila, numa celebração de tradição e música.

O evento também terá um parque de diversões ao lado do Pátio de Eventos, garantindo lazer para as crianças enquanto os adultos aproveitam a festa. O acesso ao parque será pago à parte.

Para os organizadores, o festival é mais do que entretenimento.

“Esse é um momento muito importante para São Roque do Canaã porque promove a cultura e a tradição do município, movimenta a economia local através do turismo e consumo de bens e serviços. Ainda por cima, fortalece o orgulho da população ao celebrar a identidade da cidade”, destaca Elias Carvalho Soares, um dos idealizadores do evento.

São Roque do Canaã abriga 13 estabelecimentos produtores de cachaça artesanal, entre eles a tradicional Cachaça Arte Suprema, fundada em 2007 no distrito de São Bento, região marcada pela herança cultural de imigrantes europeus e pela agricultura familiar.

Leia também