O Governo do Espírito Santo vai investir R$ 485 milhões na melhoria da infraestrutura escolar, ampliação de vagas e modernização das redes municipais de ensino. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15) pelo governador Renato Casagrande, durante a divulgação do resultado do Edital 2025 do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Funpaes).
Esse é o maior valor da história do fundo, que contemplará 75 municípios capixabas em diferentes frentes, desde a construção de creches até a modernização tecnológica das escolas.
“Na educação não existe milagre, o que existe é trabalho e planejamento. Precisamos manter um Estado equilibrado. Alcançar a 3ª colocação no País em alfabetização na idade certa tem tudo a ver com os municípios. A gente repassa recursos, capacita o professor e investe em infraestrutura. No Espírito Santo, não existe aluno do Estado ou do Município, aqui são todos alunos do Espírito Santo. O que nos interessa é avançarmos todos juntos, pois a educação ajuda a transformar o Estado e diminuir as desigualdades”, afirmou Casagrande.
O governador também destacou que as necessidades variam em cada região do Estado, e que o Funpaes leva isso em consideração. “Os municípios da Grande Vitória têm uma necessidade maior de creche, então pesamos a mão para que possam cumprir as metas. Queremos seguir com esse Estado investindo forte em todas as áreas, mas sempre priorizando a educação, para que nós possamos gerar cada vez mais oportunidades”, completou.
Os projetos foram selecionados com base em critérios técnicos, priorizando municípios com maior demanda por vagas na Educação Infantil, cidades não contempladas em editais anteriores e localidades que precisam reorganizar suas redes de ensino.
O repasse será feito diretamente aos municípios, na modalidade fundo a fundo, o que garante mais agilidade e autonomia na execução dos projetos, sob acompanhamento dos Conselhos Municipais e órgãos de fiscalização.
Entre as possibilidades de aplicação estão:
construção e ampliação de creches para crianças de 0 a 3 anos;
obras em escolas e espaços esportivos;
aquisição de equipamentos, mobiliários, instrumentos musicais e recursos tecnológicos;
climatização das salas de aula;
instalação de sistemas de energia solar e câmeras de segurança integradas ao cerco inteligente.
O novo edital representa um salto expressivo em relação a 2023, quando foram destinados R$ 100 milhões para 34 municípios. Agora, com quase cinco vezes mais recursos, todos os 75 municípios inscritos no Edital de Chamada Pública nº 001/2025 foram contemplados.
“Quando chegamos havia 32 escolas de Tempo Integral e hoje são 214, ultrapassando a meta do nosso plano e colocando o Espírito Santo como referência nacional em Educação. Do Ensino Fundamental à redação do Enem, mostramos que a escola pública capixaba pode estar entre as melhores do Brasil. E fazemos isso porque nosso compromisso é ser referência para todos, transformando realidades e construindo oportunidades para cada capixaba”, destacou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.