Entretenimento

30º Festival de Cinema de Vitória I Pontal do Ipiranga

Balneário mais badalado de LinharesPontal do Ipiranga receberá a programação do segundo fim de semana do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante, nos dias 19 e 20 de janeiro, sexta-feira e sábado, a partir das 19 horas, e vai contar com a apresentação do ator e cantor Silvero Pereira. Um dos artistas mais talentosos e populares da atualidade, que interpretou, entre outros personagens, o Zaquieu da novela Pantanal, e se prepara para lançar quatro produções audiovisuais em 2024, vai comandar o evento que conta com uma sessão especial com seis curtas-metragens voltados para toda família e uma apresentação musical. O festival conta com o patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Toda programação é gratuita.

FILMES DO 30º FCV ITINERANTE

Com uma seleção especial voltada para toda família, e classificação indicativa livre, o 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante apresenta seis curtas-metragens com filmes realizados pela Chamada Cultural Petrobras 2022. As produções abordam, de forma lúdica, inúmeros assuntos que atravessam o cotidiano de crianças, adolescentes e adultos. Entre os temas estão a preservação ambiental, a democratização da ciência, o autismo e as relações de amizade. O público irá conferir os seguintes curtas: O Micronauta, de Emerson Rodrigues; Martina e Guará, de Paula de Abreu; Maréu, de Nicole Schlegel; Auts e Stella, de Renato Barreto; As Aventuras da Toninha Babi, de Naira Albuquerque e Tom Gonçalves; e A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira.

O curta-metragem O Micronauta, de Emerson Rodrigues, traz o universo da pesquisa científica para o centro da trama quando o personagem título, ao lado da cadete Keka e do robô XB-12 partem para  explorar o planeta terra. A animação Martina e Guará, de Paula de Abreu, usa elementos de games para contar a história de uma família formada por um lobo guará e uma ema. A partir deste encontro inusitado, o curta aborda as possibilidades de convivências harmônicas que podem existir numa sociedade repleta de pessoas tão diferentes umas das outras. Maréu, de Nicole Schlegel, acompanha a busca da personagem título por uma nova concha, depois que a sua quebra, para lhe fazer companhia na hora do sono. Inspirado nas memórias de infância da diretora, o filme joga luz sobre o processo de desenvolvimento das crianças para o universo das brincadeiras extra telas e com a natureza.

Auts e Stella, de Renato Barreto, conta a história de Auts, criança que vive dentro do espectro autista, e que vai realizar um filme no parquinho ao lado dos seus amigos. Inspirado no menino Artur, filho do diretor, a produção parte da experiência particular para ampliar  o tema do respeito à diferença de forma artística e lúdica. As Aventuras da Toninha Babi, de Naira Albuquerque e Tom Gonçalves, acompanha o universo das toninhas, o golfinho mais ameaçado de extinção do Brasil, com Babi que sai em uma aventura pelos mares, faz muitos amigos e aprende sobre a necessidade de cuidarmos do Oceano. Fechando as exibições, A Baleia Mágica, de Douglas Alves Ferreira, apresenta a viagem surpreendente de três amigos, ao lado de uma baleia, para conhecer a língua dos animais.

APRESENTAÇÕES MUSICAIS 

Cada uma das três cidades que integram a programação do 30º Festival de Cinema de Vitória Itinerante receberá uma atração musical, sempre no segundo dia do evento, a partir das 19 horas. Em Pontal do Ipiranga, o som fica por conta do Samba Mais. Natural do município de Linhares, o grupo combina samba, animação e pagode da melhor qualidade. Ao som do surdo, repique, tantan, pandeiro e reco reco, a energia vai lá em cima colocando o público para sambar mais e mais. A apresentação acontece no dia 20 de janeiro.

SOBRE PONTAL DO IPIRANGA 

A região de Pontal do Ipiranga possui belas praias com complexos de vegetação de restinga, as mais protegidas do Espírito Santo.  No verão, a badalação do balneário atrai turistas de todo Brasil. Um dos passeios mais legais da região é pelas trilhas ecológicas das Tartarugas e Anjos da Alagoinha, que dão acesso ao Rio Ipiranga.

Outro destaque da região é a Casa do Artesão do Pontal do Ipiranga, que tem o objetivo de estimular os artistas locais, proporcionando desenvolvimento social e geração de emprego e renda. O espaço também oferece uma variedade de artesanatos e informações turísticas sobre a localidade.

Para quem gosta de história, a indicação é A Vila de Degredo, uma remanescente comunidade quilombola. Além da receptividade e da simplicidade, os moradores trazem na oralidade muitas histórias e causos, tornando-se assim cultura viva da região. Outro grande atrativo de Degredo são os passeios ecológicos ao longo da vegetação de restinga e as praias próprias para prática de atividades como surf e pesca.

SORTEIO

O público que estiver presente nas atividades do 30º FCV Itinerante poderá participar do sorteio de bicicletas. Serão duas por cidade, totalizando seis bikes. Para concorrer, basta preencher as cédulas que serão distribuídas e aguardar o sorteio que acontece sempre ao final da programação de cada dia. Caso seja premiado, o vencedor precisa estar presente para retirar o prêmio.

30° Festival de Cinema de Vitória Itinerante conta com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura. Conta também com o apoio da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA.

Leia também